O Power BI tem se consolidado como uma ferramenta de business intelligence (BI) líder de mercado, impulsionando a tomada de decisões baseada em dados em diversas organizações. Sua popularidade crescente pode ser atribuída a diversos fatores, como a interface intuitiva, ser gratuito em desktop e ter uma ampla gama de conectores de dados e a capacidade de criar visualizações de dados atraentes e interativas. A Microsoft investe continuamente em aprimoramentos e novas funcionalidades, tornando o Power BI ainda mais poderoso e acessível a cada nova versão.
A crescente demanda por análises de dados em tempo real e a necessidade de tomar decisões mais rápidas estão impulsionando a adoção do Power BI em diversos setores, desde pequenas empresas até grandes corporações, mas um dos mais importantes componentes da informação hoje em dia é a localização e a inteligência espacial – é ai que o encontro do PowerBI com as Ferramentas GIS da ESRI o deixa ainda mais poderoso.
Dados tabulares e geográficos – o melhor dos dois mundos
Você já olhou para os seus dados comerciais e pensou “Nossa, não seria ótimo se eu pudesse colocar isso em um mapa sem ter que procurar endereços e geocodificar cada entrada?” Eu com certeza já! Felizmente o ArcGIS for Power BI permite que você junte camadas para que você possa habilitar espacialmente seus dados comerciais. Aprimorar seus dados com informações de localização permite uma análise mais profunda, compreensão e relatórios mais elegantes.
Você pode usar uma junção de camadas para anexar novos dados aos seus dados originais para que eles possam ser analisados em uma única camada. Uma junção de camadas pega duas tabelas de dados separadas e as reúne usando um atributo comum. Este atributo de dados compartilhados é usado para determinar quais atributos anexar a quais registros. Tudo o que você precisa para começar é uma camada de referência com informações de localização, como um endereço ou código postal, e dados do Power BI.
ArcGIS for Power BI
ArcGIS for Power BI é uma ferramenta de integração que permite conectar o Microsoft Power BI com o ArcGIS, um poderoso software de Sistema de Informação Geográfica (SIG). Essa conexão possibilita a visualização e análise de dados geográficos diretamente no Power BI, utilizando os recursos avançados de mapas e visualizações espaciais do ArcGIS.
Para começar
O PowerBI for Desktop é gratuito (baixe e instale aqui) mas para usar o ArcGIS for PowerBI você precisa ter uma conta no ArcGIS Online ou Enterprise. Vamos supor que você tenha isso via sua empresa ou trabalho.
Quando temos dados georreferenciados

Quando NÃO temos dados georreferenciados
Primeiro você precisará ter seus dados tabulares em uma tabela, seja excel, banco de dados ou outro, importando isto no PowerBI (clique e veja como se não souber). Precisará ter um layer no ArcGIS Online com espaciais e ao menos um campo em comum, chamado de chave-primária como OBJECTID ou outro para podermos conectar os dados.
- No PowerBI, adicione a tabela de dados que deseja espacializar ou visualizar no mapa
- No PowerBI, adicione a ferramenta ArcGIS for PowerBI (APBI) ao seu projeto (clique e arraste).
- Clicando no APBI, nas opções do lado direito, arraste o campo em comum (chave primária) para o local que diz “Join Layer”.

- Agora, e ainda não tiver feito, faça login no ArcGIS Online com sua conta clicando em sign in na ferramenta.
- Escolha “My organization” e encontre o layer desejado que contem o campo chave-primária a ligar com seus dados tabulares
- Selecione e clique em Done
- Agora clique no três pontinhos, e no menu, escolha Join Layer

- Escolha o campo em comum entre os dois como ligação

- Clique em Create Join e pronto. Agora seus dados estarão conectados.
- Adicione uma tabela com seus dados tabulares no PBI e ao clicar em um linha e selecioná-la, verá que o mapa fará o zoom para o registro selecionado.
- Explore as opções da ferramenta nos painéis do lado direito do PowerBI. Existem muitas opções interessantes escondidas lá
Fonte: Traduzido e adaptado de Esri Blog
Muito bom. PowerBI é realmente uma mão na roda para analisar dados nos dias de hoje e agora com conexão direta ao ArcGIS ficou ainda mais útil. Obrigado por nos trazer isso Forest_GIS