QField: Finalmente um app opensource digno para a família do QGIS

Já tínhamos escrito sobre o QFIELD em 2015, porém o aplicativo móvel que pretendia ser uma alternativa ao ArcGIS Field Maps app era muito antiquado e cheio de bugs, além de ser desenvolvido especificamente para tablets, o que, quando instalado em um celular, ficava todo desconfigurado e praticamente impossível de trabalhar.

Mas agora em 17 de Maio de 2022 o QFIELD ganhou um upgrade e ficou muito bom. Digno de fazer parte da plataforma opensource QGIS.

Fonte: Google Play store / opengis.ch

O novo QField concentra-se na realização eficiente do trabalho de campo GIS e na troca de dados entre o campo e o escritório de maneira confortável e amigável.

Construído sobre o popular projeto de código aberto QGIS, o QField permite que os usuários consumam projetos totalmente configurados em campo, permitindo formulários de recursos personalizados, temas de mapas, layouts de impressão e muito mais, trazendo o poder do QGIS ao seu alcance.

Aproveitando bibliotecas de código aberto, como gdal, sqlite e PostGIS, o QField lê, exibe e permite a edição de uma ampla variedade de conjuntos de dados raster e vetoriais espaciais. Os usuários podem visualizar e modificar conjuntos de dados onde quer que estejam, sejam eles baixados em seu dispositivo, compartilhados em e-mails ou transferidos via cabo USB.

Os formatos suportados incluem:

  • Arquivos de projeto QGIS (.qgs, .qgz, bem como projetos geopackage-embedded);
  • geopackage baseado em sqlite e bases de dados espaciais;
  • Conjuntos de dados vetoriais GeoJSON, KML, GPX e Shapefile;
  • Conjuntos de dados raster GeoTIFF, GeoPDF, WEBP e JPEG2000.

Baixe e Teste Hoje Mesmo

O aplicativo conta com uma nota 4.8 na Play Store e mais de meio milhão de downloads, estando disponível apenas para Android.

Fonte: Snapshot do Twitter dos Desenvolvedores / Play Store

Para baixar: https://play.google.com/store/apps/details?id=ch.opengis.qfield

Os desenvolvedores comemoram o sucesso da nova versão no Twitter:

Did you know that my developers at @OPENGISch invested over 2500h in pro-bono work for QGIS, QField and QFieldCloud last year? – Obrigado Desenvolvedores !

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.