Como consultar o Acervo Fundiário do INCRA e baixá-lo em Shapefile (Atualizado 2017)

Todos os dados foram disponibilizados aqui:

Dados Geo/INCRA

 

POST ANTIGO


Consulte o portal Acervo Fundiário do INCRA e veja no I3Geo todas as propriedades certificadas no Brasil atualizadas em tempo real, inclusive com a possibilidade de baixar o shapefile (veja abaixo como).  Clique aqui para acessar o portal (Aviso: geralmente é lento e frequentemente em manutenção)

✽CONFIRA NOSSO HOTSITE PARA BAIXAR DADOS DO GEO/INCRA – CLIQUE AQUI

➼Para baixar as camadas de georeferenciamento (privado, público, sigef e norma antiga) em formato shapefile, entre nesta nova interface de download de dados atualizada pelo INCRA em 2017.

Nova interface de dados 2017 do I3Geo 6.0.1 / INCRA

OBS: Muita paciência! Diversas vezes você vai se deparar com a mensagem abaixo – Ocorreu um erro! Retorno vazio. Isto talvez se deva a falta de um bom dimensionamento dos servidores do INCRA para atender a demanda para um projeto tão importante. Fica aqui o twitter do Incra para que façam pressão para que eles corrijam isso logo. https://twitter.com/Incra_oficial ou [email protected]

Clique aqui para tentar encontrar dados em um site alternativo do INCRA


➼(Com um pouco de sorte), após fazer o download, não esqueça de projetar os dados com o Define Projection do ArcGIS (ou análogo no QGIS) para o Datum Sirgas 2000 utm no fuso do seu local. Clique e veja como

RECOMENDAMOS NÃO BAIXAR O SHAPEFILE MAS SIM ACESSÁ-LO VIA WMS POIS TERÁ SEMPRE ACESSO A BASE MAIS ATUALIZADA – VEJA COMO FAZER; CLIQUE AQUI.

(Aviso: Frequentemente o WMS está offline / em manutenção, além de ser bastante lento)

➼Dúvidas postem abaixo que responderemos !


TÓPICOS RELACIONADOS
Gostou? Compartilhe

61 Comentários em “Como consultar o Acervo Fundiário do INCRA e baixá-lo em Shapefile (Atualizado 2017)”

    1. Lenilton, o processo de geo é hoje obrigatório para propriedades acima de 100 ha. Existem diversas empresas e profissionais fazendo este serviço.
      Não é qualquer pessoa que pode fazer, precisa ser um profissional habilitado e credenciado no SIGEF, que assine a ART do levantamento e a norma e os detalhes estão disponíveis na Norma Técnica no link:

      https://sigef.incra.gov.br/static/documentos/norma_tecnica_georreferenciamento_imoveis_rurais_3ed.pdf

  1. Circulam comentários entre os próprios servidores do INCRA que esta "manutenção" no sistema na verdade foi uma grande perda de dados que eles tiveram data a infraestrutura precária de TI. Agora eles estão recuperando backups mas certamente haverá perda de dados e atraso nos certificados. Se alguem puder confirmar os rumos por favor divulgue !

  2. Não consigo certificar. O site http://acervofundiario.incra.gov.br/i3geo/ogc/index.php não funciona, não consigo fazer download do SIGEF_Privado_MT e o do SNCI_Privado fiz mas apresenta erro…
    No que voce passou enquanto o sistema está com instabilidade (http://acervofundiario.incra.gov.br/i3geo/geodownload/geodados.php?cn=cmVwbHk%3D#sthash.3eLlfGda.dpuf) só tem o snci_privado_mt.
    Voce tem o sigef_privado_mt ai para eu certificar?
    Juliano

  3. Parece que realmente o site está de volta em funcionamento. Vamos ver se agora é definitivo. Isto que observaste é novo. Parece que o INCRA unificou tudo o que é privado em uma única camada (SIGEF e sistema antigo) e o mesmo para público.

  4. Esse novo site funcionou. No site tradicional do acervo fundiário do i3geo INCRA o shp vinha com erros para abrir no Arcgis (snci_privado_mt). Uma dúvida, o arquivo cerficado_snci_privado já inclui os cadastras do sigef_privado? Juliano

  5. Olá! Gostaria de saber se alguém sabe qual a atualização do WMS, tipo as informações são carregadas com quanto tempo da entrada no sigef. Tipo recebi informação q o imóvel deu entrada no Sigef, já tem número da certificação e tudo, mas ainda não consigo visulizar o polígono no WMS no arcgis… Será q é 24 h????

  6. Infelizmente o Incra removeu o site disponibilizador de coordenadas. Foi disponibilizado a interface remodelada i3Geo onde é possível obter shapefiles e consultar informações no proprio mapa utilizando a ferramente "i" – informações das propriedades georeferenciadas

  7. Exato. O formato wms é somente leitura. Para editar vetorialmente só o formato wfs permite o que o incra nao disponibiliza. Tente baixar o shp via novo sistema deles no link destacado em amarelo acima. (se conseguir pois estao em manutencao constante.)

  8. Bom dia!

    Acessando a base WMS o QGis lê a camada como se fosse um raster, ou seja, não consigo acessar as ferramentas de edição vetorial e, consequentemente, não consigo salvar os shapes pelo modo convencional.

    Alguma dica de como proceder? Comecei a usar serviços WMS há pouco e ainda não sei usá-los adequadamente.

    Grato

  9. Daniel, até onde eu sei isto não é disponibilizado para garantir a segurança dos proprietários rurais. Imagina se o MST poe a mão nesta informação ou dono da propriedade por exemplo…

  10. Sim é possivel, porém neste caso o problema é o próprio Incra. o Servidor WMS deles é extremamente lento e nao-confiável. Tentei acessar agora via QGIS e nao conectou. Parece que está em manutenção. Sempre que for tentar conectar no Geoserver, verifique antes no QGIS ou ArcGIS para ter certeza que está o servidor wms está disponível.

  11. Vocês sabem como baixar o shape dos imóveis SIGEF? Entrei hoje para fazer o download atualizado e não está aparecendo esta opção de download (somente os antigos Privado e Público) nem mesmo o WMS. Será que retiraram de vez essa opção tão útil?

  12. Você consegue fazer download dos imoveis certificados Sigef indo em Aplicativos>Download de Dados, escolhe do lado esquerdo da janela Certificação de Imóveis rurais e clica em Imóveis Certificados Sigef, depois basta fazer o download normalmente dos shapes.
    Att. Joelson de Souza Passos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *