Ícone do site ForestGIS.com | O seu portal de geotecnologia

Mobile Geodatabases: Conheça o sucessor do personal geodatabase (mdb)

mobile_geodatabase

mobile_geodatabase

Antes de iniciar, por que o ArcGIS PRO não suporta personal geodatabase?

Muitos dos usuários ESRI queriam que os geodatabase pessoais (mdb) fossem suportado no ArcGIS Pro. Alguns consideraram adiar a migração para o ArcGIS Pro até que os geodatabases pessoais fossem suportados. No entanto, segundo a ESRI, isto não vai acontecer e o porque é: A Microsoft encerrou o suporte para as bibliotecas do Microsoft Jet Database Engine 4.0 e considera a tecnologia Data Access Objects (DAO) obsoleta. Esta é a tecnologia da Microsoft que anteriormente tornou possível o suporte para geodatabases pessoais (mdb) no ArcMap dentro do ArcGIS Desktop desde a versão 8.0. Além disso, não há versões de 64 bits dessas bibliotecas e o ArcGIS Pro é um aplicativo de 64 bits. Como a tecnologia usada para fazer geodatabases pessoais não é mais suportada e a Microsoft desaconselha o uso desses formatos obsoletos, não há um caminho viável ou suportado para oferecer acesso e uso de (mdb) geodatabases pessoais no ArcGIS Pro.

O que fazer antes de migrar para o PRO?

Como não há suporte para mdb no ArcGIS PRO, antes de migrar e remover o ArcMap do seu computador ou do seu grupo de trabalho, certifique-se que os geodatabases em mdb sejam todos convertidos para FILE GEODATABASE ou agora Mobile Geodatabase, o sucesso do MDB.

Já removeu o PRO? Veja aqui como proceder

MOBILE GEODATABASE?

A ESRI recomenda a migração de MDBs para o formato novo, o .geodatabase. OK, mas o que é um geodatabase móvel?

Desde o ArcGIS Pro 2.7, a Esri introduziu um novo tipo de geodatabase baseado em um banco de dados aberto, o SQLite—e o chamou de geodatabase móvel. Os geodatabases móveis suportam todos os conjuntos de dados e comportamentos comuns de geodatabases, como domínios, subtipos, regras de atributos, topologias, malhas de parcelas e redes.

Fonte: ESRI Blog

Vantagens?

Os geodatabases móveis (.geodatabase) são armazenados em um banco de dados SQLite, oferecendo as seguintes vantagens:

No ArcGIS PRO 3.0 é possivel agora configurar um geodatabase móvel como o banco de dados padrão de projeto. Um grande passo para aumentar a funcionalidade do geodatabase móvel para fluxos de trabalho diários é habilitar um geodatabase móvel como o banco de dados padrão para um projeto de mapa. O geodatabase móvel padrão torna-se o local inicial do mapa e pode ser usado como o local principal para adicionar e armazenar dados resultantes de operações de edição e geoprocessamento.

Para tornar seu geodatabase móvel o espaço de trabalho padrão, no painel Catalog, clique com o botão direito do mouse em um geodatabase móvel existente e selecione a opção Make Default.

Fonte :ESR IBlog

E a pergunta que não quer calar….

Não, você não pode abrir um geodatabase móvel no ArcMap (ArcGIS Desktop). Os geodatabases móveis são um tipo mais recente de geodatabase projetado para ser usado com o ArcGIS Pro e outros aplicativos ArcGIS Runtime. Eles não são compatíveis com o ArcMap.


Posts Relacionados com Geodatabase

Gostou? Compartilhe
Sair da versão mobile