Ícone do site ForestGIS.com | O seu portal de geotecnologia

Geopackage: Saiba mais sobre o formato que pretende substituir o shapefile !

Estas são algumas perguntas que os usuários de shapefile se fazem com frequencia:

Por que não podemos armazenar raster em shapefiles?

Por que um shapefile não é só um arquivo mas de 4 a 7 arquivos diferentes?

Embora os famosos shapefiles tenham possibilitado muitas atividades bem-sucedidas ao longo dos anos, eles também apresentam várias limitações que complicam o desenvolvimento de software e reduzem a eficiência. Se você tem usado dados vetoriais e feito análises espaciais, você conhece shapefile e geojson. Estes são dois dos formatos de dados vetoriais mais comumente usados para armazenar dados e realizar qualquer análise espacial. O GeoJSON, em particular, tem sido o formato preferido ao fornecer dados para aplicativos da web. Mas ambos os formatos têm muitas desvantagens quando você deseja dimensionar seu trabalho e criar fluxos de trabalho integrados e automatizados para implantações em larga escala. O formato Geopackage desenvolvido pela OGC oferece uma variedade de recursos a esse respeito. E é por isso que você precisa usar arquivos Geopackage em vez de shapefile ou GeoJSON. Vamos nos aprofundar nos detalhes.

Geopackages!!!

Antes de seguirmos, a OGC significa Open Geospatial Consortium. É uma organização internacional que define e desenvolve e promove padrões para informações geoespaciais. Dentre os formatos desenvolvidos pela OGC estão o WMS, WFS, OWS, KML, WKT e GML

Criar um formato aberto para Informações Geoespacial. Este é a finalidade do Geopackage, um formato OGC que vem se popularizando nos últimos tempos e pretende se tornar padrão  aberto de arquivo espacial, função que o Shapefile ainda segue fazendo atualmente, juntamente com o kml/kmz que se popularizou com o Google Earth. 

A especificação GeoPackage descreve um conjunto de convenções para armazenamento de dados espaciais dentro de um banco de dados SQLite:

O que pode estar contido em um gpkg?

Vantagens do geopackage

Suporte atual

Como o gpkg é na essência um banco de dados, ele pode ser aberto e editado diretamente, sem necessidade de conversões de dados ou arquivos intermediários.

O ArcGIS PRO também suporta o Gpkg

Mas não existem desvantagens? Claro que existem. Vamos a algumas

Amostra

Baixe a Base Cartográfica de 2021 do IBGE em Formato Geopackage para você testar o formato:

Baixar (ibge.gov.br)

 

TÓPICOS RELACIONADOS

Gostou? Compartilhe
Sair da versão mobile