Ícone do site ForestGIS.com | O seu portal de geotecnologia

Como baixar shapefiles e visualizar dados de um imóvel específico do CAR

#pular para o tópico “como baixar um imóvel específico


Pelos números do CAR (Cadastro Ambiental Rural) divulgados pelo Serviço Florestal Brasileiro, as porcentagens de área cadastrada estão acima de 100%, porém podemos observar muitos gaps nos mapas do SICAR ainda.

O módulo de consulta pública do CAR permite selecionar, filtrar e baixar dados em shapefile/csv a nível de município e mais recentemente a nível de imóvel também.

Veja abaixo como proceder:

PASSO A PASSO (veja em vídeo no final do post)

Acessando e Baixando
Acessando os dados

Ficou com dúvidas? Comente abaixo que nós ou nossos leitores podem te ajudar. (PS: Não fazemos entrada de dados no CAR para ninguém)

Dados de uma propriedade específica

Recentemente o site do CAR possibilitou a aproximação (zoom) dentro dos municípios e permite agora a seleção de propriedades para consulta dos dados diretamente da mesma.

Para isso, abra o módulo de consulta pública, selecione o estado, encontre o município e clique nele, depois rode o mouse até aproximar da fazenda ou propriedade desejada. Ai aparecerá uma caixa mostrando a área do imóvel, código, status, tipo e dois links, um para baixar o demonstrativo contento os dados tabulares do cadastro e um segundo para baixar os dados em shapefile (use com moderação e responsabilidade).

Agora os dados do CAR estão disponíveis para consulta por imóvel diretamente.
Demonstrativo de um imóvel obtido diretamente no sistema público de dados do CAR

Alguns estados em que a lei permite, já estão disponibilizando consulta pública dos dados em portais, contendo inclusive o nome e o CPF dos proprietários, como é o caso do estado do Pará, veja.

Dados do CAR via MapBiomas

Infelizmente o SFB ainda não disponibilizou um serviço do tipo WMS para que conectemos a base de dados diretamente em nosso software GIS como o projeto do georreferenciamento do INCRA permite.

Recentemente o CAR publicou um serviço WFS que permite o acesso dos perímetros do CAR no seu software GIS. O Endereço é: (Veja como conectar) . Se não conseguir conectar como WFS, tente como WMS com o mesmo endereço

https://geoserver.car.gov.br/geoserver/wfs?request=GetCapabilities

O MapBiomas, conforme nos informou nos comentários o colega Alexandre Dargains, colocou um layer com os perímetros dos imóveis no CAR em seu GeoServer. Este e todos os outros podem ser acessado via WMS neste link abaixo:

http://production.alerta.mapbiomas.org/geoserver/mapbiomas-alertas/wms?service=WMS

Contudo, além de ser extremamente lento para trabalhar conectado, o MapBiomas não mantém um metadata para sabermos se é atualizado todo dia ou é apenas a cópia estática, mas pode ser baixado aqui (Cópia Agosto 2021) ou diretamente do servidor do MapBiomas em shapefile clicando aqui. Portanto use com cuidado e se possível baixe do portal oficial do CAR como mostramos abaixo.


Em Vídeo: Baixar dados de um imóvel específico

https://youtu.be/2YsA8EFQj4M
Baixar dados de um imóvel específico

Em vídeo: Como baixar dados do CAR em geral

A ForestGIS elaborou um vídeo mostrando todos os passos acima, se preferir:

Baixar dados de todo um município
Gostou? Compartilhe
Sair da versão mobile