ArcGIS PRO 3.2 já está disponível. Veja as novidades

ArcGIS 3.2 (Nov 2023)

As principais novidades do ArcGIS PRO 3.2 lançado esta semana são:

  • Documentação e navegação do modelo de dados do geodatabase: agora é possível documentar e navegar pelo modelo de dados dos geodatabases de forma mais fácil e eficiente.
  • Melhorias nos atalhos de teclado: novos atalhos de teclado foram adicionados para tornar o trabalho com o ArcGIS PRO mais eficiente.
  • Criação de séries de mapas temáticos: agora é possível criar séries de mapas temáticos de forma mais rápida e fácil.
  • Novos tipos de campos de tabelas: quatro novos tipos de dados de campo foram adicionados para melhorar o armazenamento de dados.
  • Imagens orientadas: agora é possível visualizar imagens orientadas para obter novas perspectivas sobre seus dados em 3D.
  • Mapeamento 3D: novas ferramentas e recursos foram adicionados para melhorar a criação e visualização de mapas 3D.
  • Edição: novas opções de edição foram adicionadas para dar mais controle aos usuários sobre sua experiência de edição.
  • Organização e simplificação dos elementos visuais de um projeto: agora é possível organizar e simplificar os elementos visuais de um projeto para melhorar a clareza e a compreensão.

Além dessas novidades, o ArcGIS PRO 3.2 também inclui melhorias em outros recursos, como análise e geoprocessamento, gerenciamento de dados e fluxos de trabalho, edição, imagens e sensoriamento remoto, mapeamento e visualização, produção, projetos, compartilhamento de trabalho, traçado de redes e redes de utilidade.

No geral, o ArcGIS PRO 3.2 é uma atualização significativa que traz novos recursos e melhorias que podem ajudar os usuários a trabalhar de forma mais eficiente e eficaz.

Como sempre, para atualizar, clique no menu Project>About e o update será mostrado. Ainda possível de ser baixado no my.esri.com

Veja em vídeo:

ArcGIS 3.1 (Fev 2023)

O ArcGIS Pro 3.0 e 3.1 já está disponível para os usuários. Para instalar basta clicar em atualizar quando abrir o ArcGIS PRO 2.x ou então remover e instalar uma versão limpa com o instalador disponível no my.esri.com

Umas das principais novidades do 3.1 é a alteração facilitada de layouts. Ao alterar o tamanho da página ou a orientação de um layout, os objetos agora são redimensionados e reposicionados automaticamente no layout. Além disso, o novo comando Duplicar layout cria um novo layout em um tamanho de página diferente de um layout existente. Todos os elementos de layout são preservados e podem ser redimensionados e reposicionados automaticamente. Veja o resto das novidades aqui

Umas das principais novidades do 3.1 é a alteração facilitada de layouts. Ao alterar o tamanho da página ou a orientação de um layout, os objetos agora são redimensionados e reposicionados automaticamente no layout. Além disso, o novo comando Duplicar layout  cria um novo layout em um tamanho de página diferente de um layout existente. Todos os elementos de layout são preservados e podem ser redimensionados e reposicionados automaticamente. Veja o resto das novidades aqui
Automatic resizing of layout elements

ArcGIS 3.0 (Jun 2022)

A nova versão 3.0 é uma versão inovadora como já anunciado. Primeiramente o ArcGIS Pro 3.0 foi desenvolvido no novo Microsoft .Net 6 e requer o .NET 6 Desktop Runtime x64. Instale a versão mais recente disponível para evitar atrasos na instalação (link para baixar).

updating_arcgisPRO
Atualizando o ArcGIS PRO…

A .NET 6 é a estrutura de programação mais recente da Microsoft que posiciona a Esri, seus produtos e outros desenvolvedores do ArcGIS Pro para o futuro. Além disso, com determinados componentes de terceiros apenas atualizando os controles para o .NET 6, é necessário permanecer na vanguarda da comunidade de desenvolvimento de software.

Veja as 10 principais novidades do ArcGIS PRO 3.0

Veja as 10 principais novidades do ArcGIS PRO 3.0

Anteriormente

Você sabia que o ArcGIS Pro 3.0 está programado para estar disponível em junho? Se não, agora você sabe😁. A ESRI quer garantir que você tenha as informações necessárias para estar melhor preparado para atualizar quando a versão 3.0 for lançada. Além disso, será o tema principal da ESRI UC de 2022 em Julho, que retorna de forma presencial em San Diego, depois de 2 anos de forma virtual.

new_arcgispro_3
Nova Splash Screen do ArcGIS PRO 3.x

O ArcGIS Pro 3.0 é uma versão inovadora. Primeiramente o ArcGIS Pro 3.0 foi desenvolvido no novo .Net 6 e requer o .NET 6 Desktop Runtime x64. Instale a versão mais recente disponível para evitar atrasos quando o Pro 3.0 for lançado. (link para baixar).

A .NET 6 é a estrutura de programação mais recente da Microsoft que posiciona a Esri, seus produtos e outros desenvolvedores do ArcGIS Pro para o futuro. Além disso, com determinados componentes de terceiros apenas atualizando os controles para o .NET 6, é necessário permanecer na vanguarda da comunidade de desenvolvimento de software.

Planeje o upgrade da sua equipe toda, pois os projetos não serão retro-compatíveis

Projetos criados ou salvos no ArcGIS Pro 3.0 não podem ser abertos diretamente no ArcGIS Pro 2.x. Após atualizar para o ArcGIS Pro 3.0, quando você salvar pela primeira vez um projeto criado em uma versão anterior, você receberá a seguinte mensagem de informação.

No entanto, apenas porque os documentos do PRO 3.0 não podem ser abertos diretamente em versões anteriores, ainda é possível acessá-los em 2.x, se necessário. Se você salvar o projeto e, por qualquer motivo, achar que precisa de uma versão 2.x, crie um pacote de projeto. Pacotes de camadas, pacotes de mapas e pacotes de projetos conterão conteúdo 2.x e 3.x.

-Projetos e modelos de projeto (arquivos .aprx, .ppkx e .aptx) salvos com qualquer versão do ArcGIS Pro 2.x podem ser abertos e usados pelo ArcGIS Pro 2.xe 3.0. No entanto, projetos e modelos de projeto salvos usando ArcGIS Pro 3.0 não podem ser abertos pelo ArcGIS Pro2.x.

-Arquivos de mapa, camada, relatórios e layout (arquivos .mapx, .lyrx, .rptx e .pagx) não podem ser abertos em 2.x depois de criados ou salvos em 3.0.

-As imagens nos layouts são armazenadas de forma diferente a partir do ArcGIS Pro 3.0. Os pacotes do projeto são necessários para ver imagens em versões anteriores.

Veja a lista completa e prepare sua migração

Em resumo, embora o “empacotamento” (Package creation) permita que os usuários do ArcGIS Pro 3.0 compartilhem projetos com usuários 2.x, a colaboração não será tão perfeita quanto quando todos estão trabalhando na mesma versão principal. Por isso, considere coordenar sua atualização para o ArcGIS Pro 3.0 para grupos de usuários que trabalham juntos em projetos.

Como migrar os seus projetos em MXD para o PRO facilmente?

Fonte: Adaptado do Blog do ArcGIS


Posts relacionados com ArcGIS PRO

Trabalhando com dados científicos de mudanças climátcas e convertendo formato NetCDF para Raster
Trabalhando com dados científicos de mudanças climátcas e convertendo formato NetCDF para Raster

Quem trabalha com dados científicos, especialmente de mudanças climáticas e emissões, deve estar acostumado a trabalhar com dados no formato NetCDF (.nc). Vamos explicar um pouco sobre o formato e como visualizar os dados em seu GIS. Também NetCDF e rasters multidimensão no ArcGIS PRO. –
Para a análise do clima global, o Living Atlas da ESRI disponibilizou recentemente 19 variáveis bioclimáticas do WorldClim usando os dados CMIP6 das Nações Unidas. O lançamento dos dados do CMIP6 corresponde ao último relatório de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) publicado no final de 2021.

ArcGIS Badge
Faça o teste de habilidade LinkedIn para o ArcGIS e melhore seu currículo

Faz algum tempo o LinkedIn, uma das maiores redes sociais para profissionais do mundo e na qual muitas empresas estão buscando profissionais, criou um recurso de avaliações de habilidades ou LinkedIn Skill Assessments.
Faça o teste LinkedIn de habilidades com ArcGIS e melhore seu currículo

Gostou? Compartilhe

3 Comments on “ArcGIS PRO 3.2 já está disponível. Veja as novidades”

  1. Como sempre a ESRI mudando tudo e exigindo que o cliente abandone o que funciona para instalar coisas novas que poucos sabem usar e que nem sempre funcionam. Ainda bem que blogs como o seu ajudam nós nesta tarefa. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *