A empresa de Infraestrutura espacial e imagens de satélites Maxar disse nesta quinta-feira (4/11/2022) que o primeiros dois satélites da nova Constelação WorldView Legion serão entregues em dezembro e o lançamento via SpaceX está programado para janeiro de 2023.
A Maxar já possui alguns dos satélites mais conhecidos e utilizados como:
E agora lançará uma legião de novos WorldViews:
O WorldView Legion
O WorldView Legion é uma constelação de seis satélites de imageamento terrestre da empresa Maxar e é fundamental para que a empresa continue a ganhar contratos lucrativos de agências de defesa e inteligência dos EUA e outros parceiros mundiais. Mas o primeiro lançamento da Legion foi adiado várias vezes, em parte devido a atrasos na cadeia de suprimentos e problemas detectados em testes.
Fonte: Maxar / Clique para rodar o vídeo
A missão
Os instrumentos de imagem que estarão a bordo dos seis satélites WorldView Legion fornecerão a mais alta resolução comercialmente disponível no momento: 29 centímetros. Seu número e tipos de órbita variados permitirão imagens frequentes (até 15 vezes por dia) nas áreas mais demandadas. Essa frequência e qualidade de imagens fornecerão informações significativas sobre sustentabilidade ambiental automatizada, resposta a desastres e segurança nacional.
A Maxar optou por operar quatro dos seis satélites em uma órbita de inclinação média e dois em uma órbita síncrona com o sol. Isso permite as observações de alta frequência mencionadas acima.
Especificações
Cada satélite WorldView Legion tem 9 bandas espectrais: uma pancromática e oito multiespectrais. A banda pancromática tem uma resolução de 0,29 m na visualização nadir. As bandas multiespectrais consistem em duas bandas azuis, uma verde, uma amarela, três vermelhas e uma banda NIR, todas com resolução de 1,16 m. Os satélites têm uma largura de faixa de 9 km.
Orbitando a uma altitude de 450 km, o WorldView Legion poderá capturar imagens de impressionantes 5 milhões de km2 da superfície da Terra por dia.
Que máximo. Será que estará disponível para o público em geral estas imagens de 29 cm ?