Landsat 9 lançado e operacional. Veja primeira imagem

Um foguete Atlas 5 lançou com sucesso na tarde de hoje (27 de Setembro e 2021) o último da série de satélites Landsat da Nasa/USGS, dando, com isto, continuidade ao programa de monitoramento global da cobertura e uso do solo que começou há quase meio século.

Os dados do Landsat 9 estarão disponíveis publicamente no site da USGS no início de 2022.

O Atlas 5 da United Launch Alliance decolou do Complexo de Lançamento Espacial 3 na Base da Força Espacial Americana de Vandenberg, na Califórnia, às 14h12 horário local. Ele desapareceu rapidamente em uma densa camada de nuvens envolvendo o espaçoporto costeiro. O estágio superior lançou o satélite Landsat 9 em uma órbita sincronizada com o Sol cerca de 01 hora e 20 minutos após a decolagem.

Mais sobre o Landsat 9

O Landsat 9 de quase US$ 750 milhões é um quase-gêmeo do Landsat 8, lançado em 2013 e que permanece em serviço. O Landsat 9 apresenta algumas atualizações em seus dois instrumentos, um gerador de imagens visível e infravermelho e um sensor infravermelho térmico. O gerador de imagens, chamado Operational Land Imager 2, pode medir 16.000 tons em cada uma das nove bandas de comprimento de onda, contra 4.000 tons no instrumento do Landsat 8, disse Michael Egan, executivo do programa Landsat na NASA, em um briefing pré-lançamento ocorrido em 25 de setembro.

Quanto a resolução espacial, o Landsat 9 tem os mesmos 30 m para todas as bandas, exceto a banda pancromática, que tem 15 m .

Leia mais sobre o L9

Fonte: NASA

As primeiras imagens

Os manguezais são proeminentes ao longo da costa noroeste da Austrália. A primeira imagem coletada pelo Landsat 9, em 31 de outubro de 2021, mostra manguezais agrupados em baías e enseadas protegidas na orla do Oceano Índico. Nuvens cúmulos nimbus e nuvens cirros de alta altitude pairam nas proximidades. As cores aqua das águas rasas próximas à costa dão lugar aos azuis profundos e escuros do oceano.
Créditos: NASA

-Veja a galeria de imagens do Landsat 9 capturadas para teste dos sistemas: Clique aqui.

Uma amostra em Alta resolução

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário (deixe nome, email e site em branco para comentar como anônimo)

O seu endereço de e-mail não será publicado.