GIS DAY: O dia internacional da geotecnologia e seus profissionais.

GIS ou Sistemas de Informação Geográfica são estruturas científicas para coleta, analisa e visualização de dados geográficos que nos ajudam a explorar, entender e tomar melhores decisões. Estes são alguns exemplos de como o GIS pode ser usado:

  • Planejamento urbano: o GIS pode ser usado para mapear o uso do solo, o tráfego e outros fatores para ajudar a planejar o crescimento urbano de forma sustentável e organizada.
  • Gestão de recursos naturais: o GIS pode ser usado para monitorar o uso da terra, a qualidade da água, florestas, e outros recursos naturais para ajudar a protegê-los ou explorar comercialmente de forma sustentável.
  • Defesa: o GIS pode ser usado para mapear áreas de risco, planejar operações militares e coordenar esforços de resposta a desastres.
  • Segurança pública: o GIS pode ser usado para analisar, entender e mapear crimes, rastrear suspeitos e planejar operações de emergência.
  • Saúde: o GIS pode ser usado para mapear doenças, rastrear pacientes e distribuir recursos de saúde.

O GIS Day é um evento internacional anual que celebra os usuários e os sistemas de informação geográfica (GIS). O evento é realizado anualmente na terceira quarta-feira de novembro.

O objetivo do GIS Day é aumentar a conscientização sobre o GIS e suas aplicações. O evento também visa inspirar as pessoas a aprender mais sobre o GIS e a considerar uma carreira na área. O GIS é uma tecnologia poderosa que pode ser usada para melhorar a qualidade de vida das pessoas. O GIS Day é uma oportunidade para aprender mais sobre essa tecnologia e seu potencial para fazer a diferença no mundo.

No GIS Day, são realizados eventos em todo o mundo. Esses eventos podem incluir palestras, demonstrações, oficinas e concursos.

No Brasil, o GIS Day é organizado pela Associação Brasileira de Profissionais de Geoinformação (ABG).

No GIS Day, ajude outras pessoas a aprender sobre geografia e aplicações do GIS no mundo real que estão fazendo a diferença em nossa sociedade. É uma chance de você compartilhar suas realizações e inspirar outras pessoas a descobrir e utilizar o GIS.

Onde no Brasil (e no mundo) terá eventos? Registre o seu evento.

Clique no mapa acima para ver detalhes do evento registrado. Registre seu evento clicando aqui e ganhe licenças pessoais do ArcGIS para doar.

O que fazer?

Planeje palestras, mostre o que um analista GIS faz na sua empresa e qual a importancia dos mesmos; mostre qual a importância do GIS no dia a dia; se envolva com uma escola na sua comunidade e introduza o mundo do GIS a eles.

Confira 101 ideias e maneiras de organizar algo

GIS DAY
Fonte: gisday.com

Onde fazer?

Algumas ideias abaixo além deste artigo com muitas outras ideias.

dia mundial gis
Fonte: gisday.com

Divulgue

Abaixo um poster adaptado pela Forest-GIS para o GIS DAY



GIS DAY – O que é e como começou ?

Logo do GISDAY

GIS Day é um fórum internacional para utilizadores de sistemas de informação geográfica (GIS) demonstrar as aplicações do mundo real que estão fazendo a diferença na nossa sociedade. O primeiro Gisday da história foi 1999. O presidente da Esri e co-fundador Jack Dangermond credita Ralph Nader com a pessoa que inspirou a criação do GIS Day.  Ele considera GIS Day uma boa iniciativa para as pessoas a aprender sobre a geografia e os usos do SIG.

Este é o endereço permanente do Evento realizado todos os anos em novembro ! É possível encontrar muito material para elaboração de palestras e eventos para o GISDAY neste site: https://www.gisday.com/

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *