10 razões para considerar uma carreira GIS

Quer você seja um estudante considerando sua primeira carreira ou alguém que já está trabalhando e que está considerando uma nova carreira, escolher GIS pode ser recompensador de várias maneiras.

O potencial de crescimento neste setor continua alto. Conforme o uso de GIS, geoprocessamento e outras tecnologias geoespaciais se expande, ele oferece oportunidades para pessoas com diferentes experiências de trabalho e formações educacionais. De acordo com a Geospatial Information & Technology Association (GITA), o uso de tecnologias geoespacial está se difundindo muito: “o mercado geoespacial está crescendo a uma taxa anual de quase 35 por cento”.

Embora essas sejam razões convincentes para considerar uma carreira em GIS, Joseph Kerski, gerente de educação da Esri, faz algumas perguntas e oferece algumas respostas que podem ajudá-lo a avaliar algumas outras razões pelas quais uma carreira em GIS pode ser a escolha certa.

Você quer uma carreira ou apenas um emprego?

Você quer ser pago por fazer algo que adora fazer ou apenas receber um contracheque? Uma carreira onde o GIS é uma parte fundamental do seu dia permite que você esteja imerso em um campo onde você pode crescer e avançar continuamente em um ambiente de aprendizagem ao longo da vida.

Você quer fazer algo legal?

O GIS é uma tecnologia interessante, que muda rapidamente e se funde perfeitamente com muitas outras tecnologias nas quais você pode estar interessado, como vídeo, desenvolvimento web e aplicativos de celular.

Você quer fazer algo importante?

GIS é uma “tecnologia verde” que está fazendo a diferença em nosso planeta e na sociedade todos os dias por decisões importantes sobre habitat de vida selvagem, saúde humana, energia renovável, mudança climática, qualidade e disponibilidade de água, áreas florestais e muito mais.

Você adora mapas?

Por milhares de anos, os mapas têm sido fontes de informação fascinantes e poderosas. GIS combina o melhor em visualização e tecnologia. Os mapas de hoje não são apenas fontes de referência, eles são dinâmicos e você pode alterá-los para se adequar a qualquer necessidade ou problema que esteja tentando resolver.

Você gosta de sair a campo?

O GIS depende dos dados coletados no campo. Seu “campo” pode estar no topo de uma geleira, em um rio, em uma rua da cidade. Não há limite para o que precisa ser mapeado e analisado.

Você quer capacitar as pessoas?

A convergência da web, GIS e dispositivos móveis tornam a ciência cidadã uma realidade. Você pode contribuir para estudos científicos reais ou construir ferramentas para permitir que as pessoas façam essas contribuições via crowdsourcing.

Você tem curiosidade sobre o seu mundo?

O GIS permite que você investigue cenários hipotéticos, modele, faça perguntas e investigue possíveis resultados.

Você se preocupa com o bem-estar de sua comunidade local?

Uma carreira em GIS permite que você analise e faça algo sobre questões de sua própria comunidade: saúde, zoneamento, serviços, vias verdes, crime, lixo, trânsito e muito mais.

Você quer dar sentido aos dados?

Se você acha que existe uma tonelada de dados agora, espere até o próximo ano. O GIS ajuda você a entender todos os dados (big data ou não) e a desenvolver habilidades de pensamento crítico para ajudá-lo a entender quais dados usar e quais não usar.

Você quer abrir novos caminhos?

Praticamente todos os municípios deveriam ter um setor de GIS e geoprocessamento, seja para manter os dados das cidades (arruamentos, estradas, prédios, uso do solo, fábricas, pontos comerciais, energia, etc) bem como auxiliar os tomadores de decisão a investir e priorizar recursos.

Muitos, senão a maioria, dos empregos relacionados ao GIS no futuro ainda nem foram inventados, então use o marketing! Proponha uma nova posição em uma organização na qual você está interessado ou em seu município ou cidade junto a camara de vereadores. Promova a profissão do futuro !

Fonte: ESRI Career Pathways

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *