O espaço na órbita terrestre está ficando congestionado. Como isto é monitorado?

Mais de 34 mil objetos feitos pelo homem com mais de 10 centímetros orbitam a Terra atualmente. Milhões se considerarmos os menores que isto.

A maioria deles não funciona mais, mas representa um sério risco. O lixo espacial pode colidir com satélites em operação, que fornecem serviços essenciais para a Terra — como GPS, serviços meteorológicos, internet, defesa, monitoramento, rastreio e muito mais.

Muitos países tem culpa em cartório por este lixão no espaço. A própria missão conjunta de vários países que é a Estação Espacial Internacional acabou de lançar mais de 2 toneladas de lixo no espaço em 2021, incluindo baterias velhas.

Recentemente temos partes de um foguete que lançou a primeira parte da nova estação espacial chinesa que retornou a terra desgovernadamente, bem como pedaços de um foguete da SpaceX caíram no noroeste dos EUA.

Sem contar constelações imensas como a da SpaceX StarLink e OneWeb que interferem com estudos astronomicos e observação celeste.

Poluição visual causada pela constelação da Starlink, atrapalhando pesquisas. Fonte:  /NSF/AURA/CTIO/DELVE

Monitoramento dos objetos no espaço

Contudo, com cada vez mais lançamentos, mais satélites e as missões civis e comerciais ao espaço iniciando, é de extrema importância o monitoramento destes destroços bem como dos satélites e objetos em operação a fim de evitar colisões e catástrofes.

Os dados são obtidos com radares terrestres e mesmo telescópio ópticos e compilados e analisados por programas como o NOOA Space Weather, ESA SSA e NASA SDS em grandes bases de dados gerenciados e compartilhado pelos departamentos de defesa (ou semelhantes) entre os países com presença no espaço.

Existem diversos sites que monitoram estes objetos, mas um dos mais intuitivos é o http://stuffin.space/

Captura de tela do site http://stuffin.space/ (Coisas no Espaço)

Veja por Exemplo o monitoramento orbital dos seguintes objetos:

Outros sites de monitoramento muito utilizados são:

https://heavens-above.com

https://www.space-track.org/

https://www.celestrak.com/

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário (deixe nome, email e site em branco para comentar como anônimo)

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.