O Landsat 9 vem aí. Veja como ele será

O satélite Landsat 9 é o próximo em uma série de missões de imagem terrestre lançadas desde 1972, coletando imagens do espaço e monitorando a expansão urbana, desmatamento tropical, recuo de geleiras e mudanças em recifes de corais, plantações e falhas tectônicas.

O projeto e a construção do Landsat 9 foram atribuídos pela NASA, sob um contrato de encomenda de entrega à empresa Orbital ATK, em outubro de 2016. Ao custo de U$ 129,9 milhões, o L9 faz parte de um contrato de cinco anos entre as duas entidades. O orçamento que prevê o trabalho inicial no Landsat 9 também exige a pesquisa de componentes menores e mais baratos para o futuro hardware deste e dos próximos Landsats.

Fonte: NASA; Landsat 9

O Landsat 9 irá replicar amplamente as funções de seu antecessor Landsat 8. Ele incluirá cópias quase idênticas de sensores remotos: os instrumentos Operational Land Imager (OLI) e Thermal Infrared Sensor (TIRS).

Previamente programado para lançamento em abril de 2021, a missão Landsat 9 agora deve ser lançada em setembro de 2021.

A linha do tempo dos “Landsats”

Fonte: NASA

“Uma vez que reduzir o risco de lacuna de dados do Landsat é uma alta prioridade do Programa de Imagem de Terras Sustentáveis ​​dos EUA, o Landsat 9 tem um design muito semelhante ao do Landsat 8; permitindo que a construção e o lançamento do Landsat 9 sejam acelerados.

O Landsat 9, com lançamento previsto para setembro de 2021, se juntará ao Landsat 8 em órbita; as órbitas do satélite estarão 8 dias fora de fase. O Landsat 9 substituirá o Landsat 7 (lançado em 1999), assumindo o seu lugar em órbita (8 dias defasado com o Landsat 8). O tempo de revisita combinado do Landsat 8 + Landsat 9 para a coleta de dados será a cada 8 dias, como atualmente é para o Landsat 8 + Landsat 7.

O Landsat 9, como o Landsat 8, terá uma capacidade de imagem maior do que os Landsats anteriores, permitindo que dados mais valiosos sejam adicionados ao arquivo global de terras do Landsat.

Landsat 8, após coletar dados por 7 anos, 1,86 milhão de imagens no arquivo – quase 20% do acervo total do arquivo – e a cada dia o Landsat 8 adiciona mais cerca de 700 novas cenas.

O Landsat 9, como o Landsat 8, será radiometricamente e geometricamente melhor do que os Landsats da geração anterior “

Anteriormente

Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.