O Geocaching é uma espécie de caça ao tesouro real e não virtual. Um passatempo e/ou esporte ao ar livre no qual se utiliza um receptor de navegação por satélite, como o GPS de um smartphone, para encontrar uma “geocache” (ou simplesmente “cache” ou caixa de tesouros) colocada em qualquer local do mundo real. Uma cache típica é uma pequena caixa ou pote fechado e à prova d’água, que contém um livro de registro e alguns objetos, como caneta, lápis, moedas ou bonecos para troca ou qualquer outra coisa.
Geocaching é divertido e empolgante. Pode ser praticado por crianças, adultos e até mesmo idosos, em grupos de amigos, familiares, ou mesmo sozinho
Links Úteis
- O site de geocaching brasileiro: Geocaching Brasil
- Veja um vídeo que explica do que se trata
- “Como esconder seu primeiro geocache” (geocaching.com.br)
- Geocaching Brasil | Guia Básico Para Esconder Seu Primeiro Geocache
- “16 Exemplos De Geocaches Criativos” (geocaching.com.br)
- Veja um exemplo de um cache no parque do Salto Yucumã no RS. Esta brincadeira incentiva a visitação de parques e áreas de beleza natural.
- Lista de tesouros em São Paulo, SP
- Veja o que você ganha ao praticar geocaching
- Veja o que aconteceu no primeiro encontro brasileiro de geocaching
Como entrar nessa onda?
O primeiro passo é se registrar no site mundial www.geocaching.com e criar sua conta (com sua conta Facebook) e instalar o aplicativo no seu telefone.
No site mundial você pode consultar as coordenadas dos caches (tesouros) em todos os lugares e aí é só usar o aplicativo para ir procurar estes tesouros. São milhões espalhados ao redor do mundo. Veja no mapa abaixo:
Vídeo de como começar
Tipos de Caches
Algumas caches contêm o que se chama de “travel bugs” ou “geocoins” – objectos que se deverão mover de cache em cache, e cujos percursos são registados online.
Algumas variações:
Micro-cache: pequena caixa onde quase só cabe o livro de registo – as mais comuns são caixas de rolo fotográfico 35mm.
Multi-cache: necessita de uma visita a um ou mais pontos intermédios para determinar as coordenadas da cache final.
Cache-mistério: necessita que o geocacher resolva um puzzle para encontrá-la.
Cache-evento: um encontro de geocachers.
Virtual: local a visitar sem caixas escondidas mas que supostamente deve ter algo bonito ou interessante. A visita terá que ser provada através da revelação de algo que garanta que o geocacher esteve presente.
EarthCache – Uma EarthCache é um lugar especial que as pessoas podem visitar para aprenderem mais sobre a ciência e os fenómenos naturais do nosso planeta.
Preservando o meio ambiente
Uma das características que diferencia o geocaching de outras atividades é o esforço feito no sentido de preservar a natureza e criar consciência ambiental. Para tal, é normalmente pedido aos utilizadores que removam o lixo das áreas onde praticam geocaching (“Cache In, Trash Out” ) e que deixem as áreas visitadas iguais ou em melhor estado que as encontraram (“Leave No Trace“, “Take Nothing But Photos, Leave Nothing But Footsteps“). É usual também a realização de eventos que envolvem milhares de geocachers em todo o mundo limpando uma área em particular (Fonte: Wikipedia)
Não encontrei a informação que pretendia
Qual seria esta informação? Podemos buscar para você e adicionar no post. Sempre é bom complementar as respostas.
Abcs FGIS