Ícone do site ForestGIS.com | O seu portal de geotecnologia

Quais as diferenças entre Join e Relate em geoprocessamento?

Uma das perguntas mais comuns no ambiente de profissionais GIS e também em entrevistas mais técnicas é a diferença entre join e relate.

Como podemos ver na imagem abaixo, tudo começa quando você possui duas ou mais tabelas ou “shapefiles” com um campo (ou mais) campo em comum, também chamado de ID.

Quando você tem esta situação, você pode fazer tanto um Join quanto um Relate para integrar as duas (ou mais) bases de dados.

Fonte: Gis Geography
Mas afinal, qual a diferença?

A principal diferença é que o JOIN anexa os atributos da tabela A ao final da tabela B enquanto o RELATE apenas cria uma tabela temporária com a combinação dos registros correspondentes e você não verá novos campos em nenhuma das tabelas, apenas verá o relacionamento ao trabalhar com as tabelas de atributos no projeto.

Sabemos que no dia a dia Join é muito mais utilizado que Relate, mas ambas funções podem ser muito úteis.

Quando usar um e quando usar o outro?

Geralmente quando você tem um único campo com um único registro exclusivo nas duas tabelas que são idênticos, é apropriado usar o JOIN.

Já quando um registro na tabela A tem vários IDs correspondentes em outra tabela B, esta é uma relação um-para-muitos e então o relate é o melhor caminho.

Como criar ambas?

RELATE: Para relacionar os atributos de uma tabela a outra no ArcGIS:

Exemplo de como acessar os registros relacionados na tabela de atributos

JOIN: Para fazer um join dos atributos de uma tabela para outra no ArcGIS:

Dúvidas? Comente abaixo e compartilhe:

Gostou? Compartilhe
Sair da versão mobile