As 3 principais fontes de Modelos Digitais de Elevação (MDE) grátis e globais e fontes de dados LiDAR

Não é preciso falar da importância dos modelos digitais de elevação e de terreno no mundo GIS atualmente. Muitos de nós precisamos destes dados diariamente para as mais diversas finalidades.

Vamos listar a seguir 3 fontes de dados de MDE gratuitos e globais:

1- O SRTM

O SRTM ainda continua a ser um dos mais utilizados MDEs do mundo.
A NASA precisou de apenas 11 dias para capturar o modelo digital de elevação do planeta todo em 30 metros ainda em fevereiro do ano 2000.

No final de 2014, o governo dos Estados Unidos divulgou ao público a mais alta resolução disponível do DEM SRTM. Este modelo de elevação digital global de 1 arco segundo tem uma resolução espacial de cerca de 30 metros. Além disso, cobre a maior parte do mundo com uma precisão de altura vertical absoluta na casa de 16 m.

Onde Baixar? Via site da USGS Earth Explorer. Para baixar, seleciona sua área de interesse e na aba “Datasets”, selecione Digital Elevation > SRTM > SRTM 1-ArcSecond Global

2- O ASTER

A operação conjunta da NASA e do ministério da encomia e indústria do Japão possibilitou o projeto “Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer” – (ASTER). Como parte deste projeto surgiu o ASTER Global Digital Elevation Model (GDEM).

ASTER GDEM v1, apesar de sua alta resolução e maior cobertura (80% da Terra), muitos usuários ficaram insatisfeitos com a qualidade e muitas áreas cobertas por nuvens não foram bem mapeadas.

A versão 2 do GDEM se mostrou bem melhor com muitas correções de qualidade. O ASTER GDEM-versão 2 é considerado uma representação mais precisa do que o modelo de elevação do SRTM em terrenos mais montanhosos e acidentados.

A versão 3 do GDEM ASTER, também chamada ASTGTM foi criado a partir do processamento automatizado de todo o arquivo ASTER Nível 1A de cenas adquirido entre 1 de março de 2000 e 30 de novembro de 2013. A correlação estéreo foi usada para produzir mais de um milhão de ASTER DEMs baseados em cenas individuais, ao qual o mascaramento de nuvem foi aplicado. Todos os DEMs filtrados em nuvem e DEMs não filtrados em nuvem foram empilhados. Valores ruins residuais e outliers foram removidos. Em áreas com empilhamento de dados limitado, vários DEMs de referência existentes foram usados para complementar os dados do ASTER para corrigir anomalias residuais. A média dos dados selecionados foi calculada para criar os valores finais dos pixels antes de particionar os dados em blocos de 1 ° por 1 ° com uma sobreposição de um pixel. Para corrigir os valores de elevação das superfícies dos corpos d’água, o produto de dados ASTER Global Water Bodies Database (ASTWBD) Versão 1 também foi gerado.

Onde Baixar? Na página EarthData da NASA, definindo uma área de interesse no mapa e buscando por ASTGTM

3- O ALOS PALSAR

São os dados de elevação em escala global mais precisos disponíveis (12.5m). Ele usa o Satélite Avançado de Observação Terrestre “DAICHI” (ALOS) baseado no mapeamento estéreo do PRISM.

Onde você pode baixar? Através do site ASF, selecionando a área de interesse. Para baixar você precisará logar ou criar uma conta gratuita no EarthData da NASA se ainda não tiver uma.

ALOS
Exemplo de como baixar dados do site ASF/Alos Palsar – Use a opção Hi-Res Terrain Corrected
Resolução de 12.5 metros do Alos Palsar gratuitamente

Ou ainda pode-se baixar os dados se registrando online por meio do portal JAXA Global ALOS e fazer o download . WebMap Alos


OpenTopography

O OpenTopography facilita o acesso da comunidade a dados topográficos de alta resolução, orientados para as ciências da Terra, e ferramentas e recursos relacionados. Eles publicam dados LiDAR gratuitos de vários lugares do mundo

Exemplo de uma base de dados Lidar de SC

https://opentopography.s3.sdsc.edu/pc-bulk/DUNES_BRA/ot_Garopaba_Classified.laz

DADOS LiDAR: O Projeto 3DEP

Atualização: Dados LiDar do 3DEP agora no visualizador 3D via AmazonCloud. Veja o WebGL Map

O 3DEP ou 3D Elevation Program é um programa gerenciado pelo serviço geológico dos Estados Unidos, a USGS, criado para responder às necessidades crescentes de dados topográficos de alta qualidade e para uma ampla gama de outras representações tridimensionais (3D) das características naturais e construídas tridimensionais da nação. O 3DEP incorpora dados LiDAR e DEMs de alta resolução dos EUA e os torna disponíveis para download no portal 3DEP LidarExplorer

Mesmo não sendo dados do local que você precisa, pode baixar dados do 3DEP para aprender a trabalhar com Lidar e dados LAS no ArcGIS/QGIS (Fonte da imagem: Site do projeto)
Outras fontes de dados LiDAR gratuitas:

Dados Lidar gratuitos do Brasil

Como você pode imaginar, no Brasil o ainda magro uso do Lidar se dá principalmente por grandes empresas e estes dados são particulares. Uma das poucas fontes de dados Lidar disponíveis para baixar para fazer testes e pesquisa é a do GeoSampa.

Acesse o Portal GeoSampa, clique no botão “Pesquisar”, localizado no canto esquerdo da tela, selecione a aba “Download Imagens/MDC” e em seguida o tipo “MDT”. Depois, aperte o botão “Selecionar” e escolha no mapa o local desejado. Por fim, clique em “Download” e baixe o arquivo.

Os arquivos estão disponíveis para download em formato LAZ (LAS compactado) e têm precisão na ordem de 10 centímetros e densidade média de 10 pontos por metro quadrado. Utilize o ArcGIS PRO para facilmente manusear os dados ou ainda o QGIS.

Visualize um dataset | Baixar um LAS de amostra


Bônus- MOLA (Marte)

Nem só o planeta terra foi mapeado em 3D. Marte também já foi.

Com os dados do projeto MOLA (Mars Orbiter Laser Altimeter), você pode baixar o DEM de marte com resolução de 463 metros e descobrir suas feições. Lembre-se de utilizar a projeção marciana como falamos aqui.

https://planetarymaps.usgs.gov/mosaic/Mars_MGS_MOLA_DEM_mosaic_global_463m.tif

Relevo Sombreado do Monte Olimpo em Marte no ArcGIS PRO 3D view com dados do MOLA. Elaboração: Forest-GIS

https://astrogeology.usgs.gov/search/map/Mars/GlobalSurveyor/MOLA/Mars_MGS_MOLA_DEM_mosaic_global_463m

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *