Ícone do site ForestGIS.com | O seu portal de geotecnologia

Polígonos de Thiessen ou Voronoi- Como gerar e para que utilizá-los

Conceito

Polígonos de Thiessen ou diagramas de Voronoi, que na prática são nomes diferentes para a mesma coisa,  nada mais é do que um conjunto associado de regiões em torno de pontos no plano euclidiano.

Mas não é qualquer região ou área, mas sim as que estão mais próximos de um dos pontos do que de qualquer outro ponto. Estas regiões são conhecidas também como polígonos de proximidade, polígonos de Voronoi ou regiões de Thiessen.

Uso
No ArcGIS

Disponível na versão advanced, a ferramenta chama-se “Create Thiessen Polygons” disponível na Analysis toolbox>Proximity toolset. Ela toma como entrada um arquivo de pontos e como saída gera um arquivo de polígonos.

O algoritmo elabora a triangulação e gera os polígonos contendo apenas um ponto por célula Thiessen. Cada célula corresponde a área de influência máxima daquele ponto na amostra no plano.

Esquema do diagrama

 

No QGIS

Naturalmente o QGIS também possui a mesma ferramenta. Porém o chama de “Voronoi Polygons” no menu Vector>Geometry Tools.

Da mesma forma que o ArcGIS, no QGIS este algoritmo toma uma camada de pontos e gera uma camada de polígono contendo os polígonos voronoi correspondentes aos pontos de entrada.

Na próxima vez que precisar analisar a área de influência de um evento pontual, não deixe de considerar os polígonos de Thiessen ou Voronoi na suas análises.

Gostou? Compartilhe
Sair da versão mobile