Geocaching: Passatempo divertido para quem gosta de usar GPS e ficar ao ar livre

O Geocaching é uma espécie de caça ao tesouro real e não virtual. Um passatempo e/ou esporte ao ar livre no qual se utiliza um receptor de navegação por satélite, como o GPS de um smartphone, para encontrar uma “geocache” (ou simplesmente “cache” ou caixa de tesouros) colocada em qualquer local do mundo real. Uma cache típica é uma pequena caixa ou pote fechado e à prova d’água, que contém um livro de registro e alguns objetos, como caneta, lápis, moedas ou bonecos para troca ou qualquer outra coisa.

Geocaching: Passatempo divertido para quem gosta de usar GPS
Exemplos de caixas de tesouro. Fonte: http://geocaching.com.br/o-que-e-geocaching/

Geocaching é divertido e empolgante. Pode ser praticado por crianças, adultos e até mesmo idosos, em grupos de amigos, familiares, ou mesmo sozinho

Links Úteis

Como entrar nessa onda?

O primeiro passo é se registrar no site mundial www.geocaching.com e criar sua conta (com sua conta Facebook) e instalar o aplicativo no seu telefone.

https://www.geocaching.com/play (mude para Portugues no menu)


No site mundial você pode consultar as coordenadas dos caches (tesouros) em todos os lugares e aí é só usar o aplicativo para ir procurar estes tesouros. São milhões espalhados ao redor do mundo. Veja no mapa abaixo:

No site mundial você pode consultar as coordenadas dos caches (tesouros) em todos os lugares e aí é só usar o aplicativo para ir procurar estes tesouros. São milhões espalhados ao redor do mundo. Veja no mapa abaixo:
Mapa de tesouros do geocaching.com no mundo todo – Clique para acessar
Vídeo de como começar
Tipos de Caches

Algumas caches contêm o que se chama de “travel bugs” ou “geocoins” – objectos que se deverão mover de cache em cache, e cujos percursos são registados online.

Algumas variações:

Micro-cache: pequena caixa onde quase só cabe o livro de registo – as mais comuns são caixas de rolo fotográfico 35mm.
Multi-cache: necessita de uma visita a um ou mais pontos intermédios para determinar as coordenadas da cache final.
Cache-mistério: necessita que o geocacher resolva um puzzle para encontrá-la.
Cache-evento: um encontro de geocachers.
Virtual: local a visitar sem caixas escondidas mas que supostamente deve ter algo bonito ou interessante. A visita terá que ser provada através da revelação de algo que garanta que o geocacher esteve presente.
EarthCache – Uma EarthCache é um lugar especial que as pessoas podem visitar para aprenderem mais sobre a ciência e os fenómenos naturais do nosso planeta.

Preservando o meio ambiente

Uma das características que diferencia o geocaching de outras atividades é o esforço feito no sentido de preservar a natureza e criar consciência ambiental. Para tal, é normalmente pedido aos utilizadores que removam o lixo das áreas onde praticam geocaching (“Cache In, Trash Out” ) e que deixem as áreas visitadas iguais ou em melhor estado que as encontraram (“Leave No Trace“, “Take Nothing But Photos, Leave Nothing But Footsteps“). É usual também a realização de eventos que envolvem milhares de geocachers em todo o mundo limpando uma área em particular (Fonte: Wikipedia)

Fontes e Referências para pesquisar:

Blog Geocaching Brasil
geocaching.com

Gostou? Compartilhe

2 Comments on “Geocaching: Passatempo divertido para quem gosta de usar GPS e ficar ao ar livre”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *