Ícone do site ForestGIS.com | O seu portal de geotecnologia

Classificação de Imagens no ArcGIS

Classificação de Imagens no ArcGIS

Classificação de Imagens no ArcGIS

Classificação de Imagem 
O processo de classificação de imagem envolve a conversão de imagens raster multi-banda em um raster de banda única com várias classes categóricas que se relacionam com diferentes tipos de cobertura de terra.
Existem duas formas principais de classificar uma imagem raster; classificação supervisionada e não supervisionada. Usando o método de classificação supervisionada, uma imagem é classificada usando assinaturas espectrais (isto é, valores de refletância) obtidos a partir de amostras de treinamento (polígonos que representam áreas de amostra distintas dos diferentes tipos de cobertura de terra a serem classificadas). Essas amostras são coletadas por você, o analista da imagem, para classificar de acordo com suas necessidades.
Com o método de classificação não supervisionado, o software encontra as classes espectrais (ou clusters) na imagem multi-banda sem a intervenção do analista, sendo assim sem supervisão. Uma vez que os clusters são encontrados, você precisa identificar o que o cluster representa (por exemplo, água, terra nua, solo seco, etc …)
 
Classificação Supervisionada no ArcGIS
Depois de habilitar a extensão Spatial Analyst , você pode adicionar a barra de ferramentas Classificação da Imagem à sua interface do ArcMap (você precisará de uma licença do Spatial Analyst para usar esta barra de ferramentas).
A barra de ferramentas de classificação de imagem fornece um ambiente amigável para criar amostras de treinamento e arquivos de assinatura. Um arquivo de assinatura registra as assinaturas espectrais de diferentes classes em uma série de bandas) para classificação supervisionada. Também serve como um local central para a realização de classificação supervisionada e classificação não supervisionada usando ArcGIS-Spatial Analyst.
 
Exemplo de resultado (fonte: Ajuda do ArcGIS)
Fonte: Adaptado de ESRI
TÓPICOS RELACIONADOS
Gostou? Compartilhe
Sair da versão mobile