Você precisa conhecer o portal Land Viewer da EOS

Atualização (Setembro 2017): Devido ao grande volume de tráfego no site, o portal LV EOS limitou muito o acesso e download de dados. Os recursos gratuitos foram drasticamente diminuídos sendo a maioria agora pagos. Para baixar com maior liberdade recomendamos o portal da USGS para baixar dados GIS e imagens. Para imagens Sentinel 2 veja aqui um método mais fácil de baixar

Post Original:

Se você não conhece, você precisa conhecer o portal Land Viewer da EOS (Earth Observing System)

Portal LV da EOS – Clique para Ampliar
O Portal Land Viewer – https://lv.eosda.com –  permite ter acesso a dados dos satélites Landsat-7, Landsat-8, Modis e o Sentinel-2 em uma interface super amigável e rápida.

Você filtra no próprio portal o intervalo de datas para pesquisar cenas, a cobertura de núvem e ângulo solar.

Além disso tudo, o mais impressionante é a composição de bandas em tempo real, ou seja, basta clicar no ícone Band Combination e selecionar a composição que mais lhe interessa. Abaixo dela é mostrada quais cenas são usadas para compor e você poderá no próprio site baixar as cenas e compor as bandas no seu próprio software GIS.
Você pode também ajustar brilho e contraste no próprio site em tempo de navegação apenas clicando no menu Contrast Stretching e ajustando os parâmetros.
Clicando em Custon você pode criar a sua combinação de bandas no próprio site em tempo real !!
Tudo é disponível online e você pode carregar um kml ou GeoJson com seus limites no próprio site, mas se você quiser baixas as cenas, você precisa apenas criar um cadastro usando seus dados do Google ou Facebook. Rapidamente você terá acesso gratuito a um dos melhores sistemas de disponibilização de dados de satélite já vistos.

Acesse já esta super ferramenta, coloque em seus favoritos e compartilhe este post para chegar a mais pessoas.

Com a colaboração de Edgar Rossato

TÓPICOS RELACIONADOS

Gostou? Compartilhe

5 Comments on “Você precisa conhecer o portal Land Viewer da EOS”

  1. Diego, os basemaps sim é base Google porém o sistema de busca e processamento em tempo real deve ser desenvolvido em liguagem de programação (C#, Python, .net) utilizando engine de banco de dados de alta escalabilidade na nuvem para permitir tamanha quantidade de dados ser tão facilmente acessada. Mais detalhes realmente não saberia

  2. Uma pena limitarem para apenas 10 imagens free por dia. Essa limitação passou a ser implantada nas últimas semanas.
    Além desse site, existe algum similar, onde seja possível fazer a análise de maneira online?

    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *