Oito fusos UTM diferentes recobrem o Brasil. Desde o Fuso 18 começando no Acre até o Fuso 25 que inclui o arquipélago de Fernando de Noronha.
Veja abaixo a cobertura e qual fuso utilizar em seu mapa em projeção Universal Transversa de Mercator (UTM). A projeção UTM em seu fuso local é utilizada para cálculo preciso de área.
- Baixe o Shapefile de Fusos UTM clicando aqui ou aqui
Veja como descobrir o datum e a projeção de seus dados geográficos
Mais sobre o UTM
A Projeção Transversa de Mercator, ou Conforme de Gauss, é o resultado da projeção da superfície da esfera em um cilindro tangente ao meridiano central. São úteis para representar áreas que são maiores no sentido Norte-Sul do que no sentido Leste-Oeste. As distorções aumentam a partir do meridiano central, tanto em escala e distância como em direção e área.
Aprimoramentos efetuados sobre a projeção de Gauss-Krüger em 1947 pelas forças armadas dos EUA deram origem ao sistema UTM (Universal Transversa de Mercator), à maneira como é definido atualmente e dando-lhe característica universal. Desde então sua utilização popularizou-se em todo o mundo, não apenas para fins militares como também para usos civis (INCRA, 2001) – Ler mais
Grid UTM mundial
Existem 60 zonas de projeção longitudinal numeradas de 1 a 60 começando em 180°W. Cada uma dessas zonas tem 6 graus de largura, exceto algumas exceções em torno da Noruega e Svalbard.
Existem 20 zonas latitudinais abrangendo as latitudes 80°S a 84°N e indicadas pelas letras C a X, omitindo as letras I e O. Cada uma delas tem 8 graus sul-norte, exceto a zona X que é 12 graus sul -norte.
Muito legal. Imprimi um desses e deixo no meu escritório pq se usa muito ! Obrigado