Veja os fusos UTMs sobre o Brasil


Oito fusos UTM diferentes recobrem o Brasil. Desde o Fuso 18 começando no Acre até o Fuso 25 que inclui o arquipélago de Fernando de Noronha.

Veja abaixo  a cobertura e qual fuso utilizar em seu mapa em projeção Universal Transversa de Mercator (UTM). A projeção UTM em seu fuso local é utilizada para cálculo preciso de área.

fusos_utm_do_brasil
Fusos UTM que cobrem o Brasil
Fusos UTM que recobrem o Brasil
Fusos UTM que recobrem o Brasil (versão 2)

Veja como descobrir o datum e a projeção de seus dados geográficos

Grade Latitute Longitude recobrindo o Brasil
Pode ser interessante para você também: A Grade Latitute Longitude GCS recobrindo o Brasil
Mais sobre o UTM

A Projeção Transversa de Mercator, ou Conforme de Gauss, é o resultado da projeção da superfície da esfera em um cilindro tangente ao meridiano central. São úteis para representar áreas que são maiores no sentido Norte-Sul do que no sentido Leste-Oeste. As distorções aumentam a partir do meridiano central, tanto em escala e distância como em direção e área.       

 Aprimoramentos efetuados sobre a projeção de Gauss-Krüger em 1947 pelas forças armadas dos EUA deram origem ao sistema UTM (Universal Transversa de Mercator), à maneira como é definido atualmente e dando-lhe característica universal. Desde então sua utilização popularizou-se em todo o mundo, não apenas para fins militares como também para usos civis (INCRA, 2001) – Ler mais

Grid UTM mundial

Existem 60 zonas de projeção longitudinal numeradas de 1 a 60 começando em 180°W. Cada uma dessas zonas tem 6 graus de largura, exceto algumas exceções em torno da Noruega e Svalbard.
Existem 20 zonas latitudinais abrangendo as latitudes 80°S a 84°N e indicadas pelas letras C a X, omitindo as letras I e O. Cada uma delas tem 8 graus sul-norte, exceto a zona X que é 12 graus sul -norte.

UTM Grid Zones of the World
Grid UTM mundial – Fonte: https://www.dmap.co.uk/utmworld.htm (baixar em PDF)
Gostou? Compartilhe

One Comment on “Veja os fusos UTMs sobre o Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *