Como dimensionar feições no ArcGIS ?

Muitos se perguntam se no ArcGIS existe ferramentas de dimensionamento como aquelas do AutoCAD.

Bem, elas existem sim mas não ficam tão explicitamente acessíveis quanto no AutoCAD. É preciso explorar um pouco mais para achá-las e usá-las.

Pois bem, primeiramente é preciso dizer que elas só funcionam em geodatabase e são um tipo especial de feature class de anotações.
Vamos lá:

-Via ArcCatalog, dentro do geodatabase de seu projeto, clique com o direito do mouse sobre o geodatabase ou feature dataset e aponte para New> Feature Class;

-Na Janela New Feature Class, adicione um nome e um alias para a classe de dimensões que está criando.

-Importante: Em Type, selecione DIMENSION FEATURES. Isto dirá ao ArcGIS que este classe conterá as dimensões e não shapes normais;

-Basta prosseguir e finalizar, mas sempre escolha o mesmo sistema de coordenadas que estiver usando no mapa e no geodatabase assim evitará problemas na edição.
-Pronto. Basta adicionar a feature class criada no mapa, iniciar edição e na janela Create Features, na sessão Construction tools (figura abaixo) você encontrará todas as ferramentas para dimensionar, assim como no AutoCad.
 Quer aprender mais? Clique aqui

Gostou? Comente abaixo e Compartilhe nas suas redes sociais de GIS e ajude nosso blog a crescer e disseminar informação útil a todos. !! Obrigado.

TÓPICOS RELACIONADOS:

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *