ArcSDE Personal para o SQL Server Express

Você sabia que o ArcSDE para o SQL Server Express está incluído gratuitamente como parte do ArcGIS para Desktop Standard e Advanced desde a versão 9.2? 

Se você possui o CD de instalação do ArcGIS Standard (Editor) ou Advanced (Info) você verá que neste existe um pasta chamada ArcSDE_Personal.

Instalando o ArcSDE, que é composto do Banco de dados SQL Server Express (Gratuíto) e das extensões espaciais que permitirão ele armazenar dados geográficos, você consegue transformar seu computador (ou servidor de rede) em um pequeno servidor GIS para sua empresa !! 

Poucos sabem e implementam esta funcionalidade que lhe permite criar geodatabases via ArcCatalog com até 4 GB de dados armazenados, além de poder utilizar versionamento, topologia e acesso simultâneo de até três clientes (Máquinas com ArcGIS -View, Editor ou Info), embora edição simultânea não seja permitida, ou seja, é restrita a apenas um usuário de cada vez.

Teste, faça a instalação e transforme seu geodatabase local em um servidor de dados GIS para sua rede gratuitamente, usando apenas as licenças que já possui.

Passo a Passo para Instalar e começar a usar (Fonte: Ajuda da Esri):

Relacionado

Gostou? Compartilhe

2 Comments on “ArcSDE Personal para o SQL Server Express”

  1. Após Instalar o Microsoft SQL Express é necessário iniciar a SDE e para isso me solicita uma autorização. Existe outra forma de fazer uso da SDE sem ter que solicitar uma autorização no site da esri?

  2. Anonimo, provavelmente voce tenha instalado errado.
    Acho que instalou a versao workgroup e não a graruita. Tente reinstalar seguindo passo a passo do tutorial em ingles que dará tudo certo pois instalei aqui e não pede autorizacao nenhuma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *