Problemas com Proxy e Basemaps no ArcGIS e QGIS?

Fonte: betanews
O blog da Esri postou algumas dicas muito importantes para os usuários que estão tendo problemas em adicionar Basemaps ao ArcGIS. Geralmente isto está relacionado ao proxy, ou seja, você está trabalhando dentro de uma instituição em rede, no qual há um servidor proxy para controlar o tráfego e monitorar a internet na rede local.
Geralmente é preciso configurar o ArcGIS para utilizar o proxy correto. Para isto basta ir no Internet Explorer, clicar em Options > Connections > LAN settings e colocar os dados fornecidos pela TI da sua instituição.
Se mesmo assim não funcionar provavelmente terá que abrir o ArcCatalog e ir em Customize >  ArcCatalog Options > Connections, e adicionar seu nome e senha da rede para autenticação.
Mais detalhes e opções neste link: Clique aqui
:::: NO QGIS :::
O Mesmo acontece no QGIS, você precisa adicionar as informações de proxy senão nem o repositório de plugins estará disponível. Para isto, vá em Settings> Options> Aba Network, marque o check-box “Use proxy for web Access”, preenchendo abaixo com os dados do Host, Porta (geralmente 80 ou 8080), usuário e senha da rede. Como tipo, tente httpProxy ou Default.
* Há problemas no plugin OpenLayer quanto ao acesso via proxy, uma vez que ele nao pega as configurações de proxy do QGIS e sim via código apenas.
Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *