Ícone do site ForestGIS.com | O seu portal de geotecnologia

ArcMap: Opções de Escala e como deixar a escala fixa enquanto digitaliza?

Opções da barra de Escala

Configurações de escala é uma região que poucos usuários mexem. Clicando na lista de escalas depois em “custon this list” você acessa as propriedades da barra de escala.

Nela você pode definir que formato pode visualizar a escala. Pode-se modificar para mostrar um formato mais fácil de mensurar mentalmente como: 1cm=145km.

Pode ainda clicar em editar e mudar o separador (:), mostrar ou ocultar o separador de milhar, mudar entre escala relativa e absoluta, etc.

Opções de escala que poucos conhecem

Fixando a escala para digitalizar

Quando estamos digitalizando uma imagem de satélite por exemplo, queremos geralmente obter dados em uma determinada escala – exemplo 1:5.000.
No ArcGIS, temos como fixar esta escala e temporariamente e desabilitar o zoom que alteraria esta escala, mantendo apenas a “pan” ativa:

Como fazer?

Pronto, seu “Zoom” é desabilitado e você estará editando em escala fixa seu mapa. Para desafixar a escala, volte a mesma tela anterior e selecione “Automatic“. A Opção “Fixed Extent” desabilita o PAN, ou seja, sua visualização é travada no local que está visualizando atualmente, caso for útil, tente.

Espero que esta simples dica seja útil.

Gostou? Compartilhe
Sair da versão mobile