Ícone do site ForestGIS.com | O seu portal de geotecnologia

China testa sensor RFID para detectar incêndios florestais

Na floresta chinesa de Qingyuan, ao sul da província de Guangdong, um sistema baseado em sensores sem fio ZigBee, instalados em postes e em árvores, pode detectar mudanças ambientais no ar e alertar os funcionários do parque em caso de incêndio. A solução é um piloto para previsão de riscos ambientais do sistema chamado Early Stage Wildfire Detection and Prediction Wireless Sensor Network, fornecido pela Insight Robotics Ltd., uma recém-criada empresa de Hong Kong, fundada por pesquisadores da Universidade de Hong Kong.

Cada tag RFID sem fio transmite dados de sensores a cada cinco minutos, juntamente com o seu próprio identificador exclusivo, para o próximo nó adjacente, e, finalmente, de volta para o servidor com o software da Insight Robotics. Se um tag é destruído pelo fogo, as outras tags passar a transmitir em torno desse nó perdido. Cada etiqueta é alimentada por uma bateria carregada por um painel solar montado em cada nó. Sensores embutidos de temperatura, gases, umidade e infravermelho realizam medidas regularmente. Os dados de umidade, armazenados pelo software Insight Robotics, podem ser usados para analisar o risco de incêndio.

Para testar o sistema, a equipe de silvicultura ateou fogo em um balde grande, localizado perto de um dos nós de cobertura de rede mesh, dentro da floresta. A tag emitiu um alerta de incêndio para o Centro de Controle de Incêndios de Qingyuan em três minutos, permitindo ao operador identificar a localização do fogo e liberar um veículo aéreo não tripulado para o local. O veículo aéreo tirou fotos infravermelhas e enviou para o servidor em tempo real, a fim de auxiliar o operador na decisão sobre a próxima ação.

[ + ] Leia mais em Português

(Agradecimento especial ao Dr. Honório Kanegae da IMA Florestal pela indicação de reportagem)

Gostou? Compartilhe
Sair da versão mobile