Dica de ArcGIS: Label com seta indicadora, como fazer?

Muitos usuários do ArcMap encontram dificuldade na hora de colocar Labels nos mapas que elaboram. Muitas vezes os mapas são muito complexos e com muita informação de diferentes layers. As vezes o ArcGIS começa a suprimir labels ou colocar uma sobre a outra. Ou ainda há a necessidade de embelezar o mapa colocando os rótulos mais afastados porém indicando que pertencem a uma determinada feição.

Uma maneira prática de manualmente ajustar elas é utilizar o tipo de Label chamada “Bullet Leader” que mostra uma seta indicadora relacionando a feição do mapa com sua respectiva label.

Selecione uma Label Bullet Leader

Em vídeo

Veja no vídeo abaixo como fazer:

Como fazer labels com setas indicadoras no ArcMap

ArcMap: Siga o passo a Passo:

  • -Adicione suas camadas ao data frame;
  • -Ative as labels nas camadas que necessitará.
  • -Na camada que desejar mover as labels, clique com o botão direito do mouse, vá em properties, Aba Labels, Clique no botão Label Style e escolha o tipo “Bullet leader”.
  • Escolha a fonte e cores neste momento. (Veja a tela abaixo)
  • -Feche a janela Layer Properties clicando em OK

-Clique com o direito do mouse no mesmo layer, clique em “Convert Labels to Annotation“.

Na janela que abrirá, selecione “In the map” e abaixo, selecione se quer converter no mapa topo (1ª opção) ou somente no zoom atual (2ª).

-Clique Convert

-Agora com a seta select Elements normal do ArcGIS, clique nas Labels (agora annotation) e mova elas de lugar. Veja que a seta seguirá ligada à feição, o que torna muito prático a personalização e organização dos dados e informações no seu mapa.

Faça isso tudo no modo Data View, só depois mude para Layout View.

Para desfazer, feche o projeto sem salvar mudanças, ou, delete os textos (annotations) do mapa manualmente (selecionando e apertando a tecla delete) e reative as labels daquele layer.

Espero que este mini tutorial ajude muita gente com a mesma dúvida.

[ + ] Veja mais dicas e truque no Vídeo oficial da ESRI apresentado por Colin Childs cujo inglês é fácil de entender, confira aqui

Gostou? Compartilhe

6 Comments on “Dica de ArcGIS: Label com seta indicadora, como fazer?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *