Softwares Florestais

Softwares mais utilizados pelo setor florestal

Esta é uma página voltada a divulgação dos softwares mais utilizados pelos profissionais da Eng. Florestal no mercado atualmente (Chamado TI Florestal). Utilitários, GIS, processadores de Inventário, gerenciadores diversos, aplicativos para dispositivos móveis e diversos outros. Para indicar um software FLORESTAL para publicação, envie os dados básicos no formato abaixo para gigagis@outlook.com.br.  

 

MOBILE 
Nome: ArcPAD

Descrição: Software da família Esri para dispositivos com windows mobile. Faz captura de dados GPS, pós processa com auxílio de extensões, além de permitir edição de shapefiles em campo, tomada de fotos georreferenciadas dentre outros. Roda em equipamentos com Windows Mobile portanto não é mais recomendado pela ESRI, sendo aos poucos substituído pelo Collector for ArcGIS.

Licenciamento:  Comercial (em torno de U$ 700). Versão demo fecha a cada 20 minutos.
Links de Referência:  http://www.esri.com/software/arcgis/arcpad/evaluate.html

Nome: Avenza Maps (antigo PDF Maps)
Descrição: O aplicativo PDFMaps é um leitor de PDF geoespacial (GeoPDF®) e leitor de mapas em GeoTIFF para smartphones e tablets Windows, iOS e Android, permitindo navegar e ver sua posição sobre os  seus mapas proprietários (limitado a 3) ou baixados da Avenza Store.
Em 2017 a Avenza limitou o uso da versão grátis a apenas 3 mapas. Para usar qualquer quantidade de mapas agora é preciso pagar U$ 30 ao ano.
Licenciamento: Grátis (limitado a 3 mapas), U$ 30 para ilimitados mapas e versão PRO (U$ 130) para mapas ilimitados e acesso a todos os mapas da Avenza Store + SuporteLinks de Referência: http://www.avenza.com/pdf-maps
https://www.avenzamaps.com/commercial-usage/subscription.html
  Nome:   ArcGIS for Mobile (iOS e Android)
Descrição: Softwares da familia ESRI gratuítos para smartphones e tablets. Com ele pode-se capturar, editar, visualizar dados e mapas, identificar feições, fazer rotas, medir distâncias e áreas. Só funciona se estiver conectado a internet via Wifi ou 3G/4G. Para uso offline, vide ArcPAD ou Collector for ArcGIS.
Licenciamento: GratuitoLinks de Referência: http://www.esri.com/software/arcgis/about/mobile-gis-for-you
  Nome:  Collector for ArcGIS
Descrição:  Use mapas em qualquer lugar para fundamentar seus dados, fazer observações e responder a eventos. 
Características: – Coletar e atualizar dados usando o mapa ou o GPS – Baixar mapas para o seu dispositivo e trabalhar offline 
– Coletar pontos, linhas, áreas e dados relacionados – Preencher formulários fáceis de usar e orientados por mapa – Anexar fotos aos seus recursos – Usar receptores de GPS de nível profissional – Procurar lugares e características – Acompanhar e relatar onde você estevir, etc.
Licenciamento:  Gratuito mas precisa logar com conta ArcGIS Online para OrganizaçõesLinks de Referência: http://www.esri.com/products/collector-for-arcgis
  Nome: C7 LDFP
Descrição: O Aplicativo C7 LDFP – Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas, desenvolvido na UFSM pelo departamento de Engenharia Rural, professor Enio Giotto.
Licenciamento: GratuitoLinks de Referência: Clique aqui – Para mais softwares android gratuítos do mesmo autor confira o link: http://www.crcampeiro.net/ 
  Nome: C7 Relação H/D
Descrição:  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica – opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.
Licenciamento: GratuitoLinks de Referência: Google Play – Clique aqui
  Nome: SW Maps
Descrição: O SW Maps é um aplicativo GIS grátis para coleta e apresentação de dados geográficos. Captura de layers de ponto, linha e polígono além de navegação sob seus shapefiles e mapas base que podem ser colocados em cache para nevagação offline. Abre kml, permite edição na tela e muito mais. (Bug: Arquivos shapefile muito grandes causam o aplicativo a fechar)
Licenciamento: GratuitoLinks de Referência:

 

   Nome: SuperSurv
Descrição: SuperSurv é a aplicação GIS móvel especialmente projetado para Android e iOS da família do SuperGEO (SuperGIS). A integração com as tecnologias de SIG e GPS, SuperSurv permite coletar dados facilmente e fazer levantamento de dados espaciais no campo com  dispositivos móveis Android e iOS.. (Fonte: website do produto)
Licenciamento: Versão demo que fecha a cada 10 minutos ou consulte preço via staff@supergeotek.com
Links de Referência: www.supergeotek.com/index.php/products_supersurv
   Nome: Mapfactor Navigator
Descrição: MapFactor Navigator é um aplicativo gratuito turn-by-turn de navegação GPS para celulares Android e tablets que usam dados OpenStreetMaps. Os mapas são instalados no cartão SD para que não haja necessidade de uma conexão com a Internet quando se viaja. Atualizações de Mapas e app são grátis a cada mês.
Licenciamento: Gratuito para uso com OSM
Links de Referência: Clique aqui
   Nome: LumberJack – Estimador de volume em pé
Descrição:  O Lumberjack foi criado a pensar nos profissionais da floresta e na sua difícil tarefa de estimar e orçamentar a matéria-prima. Tivemos o cuidado de pensar na facilidade de utilização, tornando a tarefa de orçamentação num processo fácil de executar. Funcionalidades:
Cálculo de área com o seu smartphone e GPS.
Estimação de volume em pé.
Cálculo de quantidade por parcela medida.
Cálculo de Custos com pessoal, máquinas e transporte.
Determinação de valor final para o cliente.

Licenciamento: Grátis para 1 dispositivo e 9 projetos
Links de Referência: Clique aqui 
   Nome: Data Fauna
Descrição: Ferramenta voltada para empresas que necessitam coletar dados faunísticos, associados ao licenciamento ambiental. Possibilita coleta de dados via celular ou tablet, e armazenamento das informações em planilha Excel ou integrado com planilha de dados armazenado na nuvem. Garantindo segurança nas informações e eficiência na coleta de dados.Licenciamento: Comercial sob consulta
Links de Referência: http://greenowl.uphero.com/
   Nome: Inventário de Qualidade Florestal
Descrição: Ferramenta que tem o objetivo de servir como substitutivo à atual prancheta de campo em realizações de inventário de qualidade para florestas plantadas de pinus ou eucaliptos. Com uma vez inserido no coletor Android os talhões que se deseja realizar a coleta a de informações, o aplicativo dá a possibilidade de gravar os dados em planilha Excel e calcula a nota de qualidade do talhão.
Licenciamento: Gratuito
Links de Referência:  Google Play
   Nome:  Mata Nativa Móvel
Descrição: Aplicativo desenvolvido para resolver algumas das principais dificuldades do profissional do setor florestal. Seus principais objetivos são: Agilizar a coleta de dados do inventário florestal, calcular a estatística completa da amostragem, informando ao profissional a suficiência amostral com o número ótimo de parcelas e o erro de amostragem, transferir os dados coletados no campo diretamente para o software Mata Nativa, eliminando uma das tarefas mais demoradas do inventário, ou seja, a digitação da planilha de campo para uma planilha digital. O aplicativo é compatível com smartphones e tablets com sistemas Android à partir da versão 4.0.3. 
Licenciamento: Gratuito
Links de Referência: Google Play
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS 
   Nome:  ArcGIS 10.x / ArcGIS PRO
Descrição:  Aplicativo SIG ou GIS mais completo do mercado. Usado para análises e gerenciamento de dados geográficos de inúmeras fontes e formatos. ArcGIS Pro agora para 64 bits, muito mais rápido e moderno !Licenciamento: Comercial. Três Níveis de licença ,sendo que a mais completa passa de 50 mil reais. Possui opções de extensões para diversos fins, como 3D analyst, Geostatistical Analyst, Network analyst dentre outros.  A ESRI, a fabricante, fornece versão demo full por 60 dias gratuitamente, clique aqui
Links de Referência:  http://www.esri.com/ ou img.com.br, (Representante no Brasil)
   Nome: QGIS  (Antigo Quantum GIS)
Descrição:   O Quantum GIS (QGIS) é um sistema livre de informação geográfica (SIG) multi-plataforma que suporta formatos vectoriais, “raster”, e de bases de dados. Permite adicionar layers de imagens do Google Earth e Bing via plugin OpenLayer.
Licenciamento: OpenSource – Gratuíto 
Links de Referência: http://qgis.org/ – Baixar 32 bits – 64 bits
   Nome:  Google Earth PRO
Descrição: O Google Earth Pro inclui as mesmas funcionalidades e imagens fáceis de utilizar que a versão gratuita do Google Earth, mas com ferramentas profissionais adicionais concebidas especificamente para utilizadores empresariais. Utilize camadas de dados para localizar o seu alvo demográfico; 
Calcular distâncias e áreas utilizando ferramentas de medição; Utilize o Movie Maker para produzir material colateral para meios de comunicação social; Imprima imagens de alta resolução para apresentações e relatórios; Importar ficheiros de grandes dimensões de imagens e vetores para mapear rapidamente os dados GIS; Mapeie endereços com o Importador de Folhas de Cálculo
Licenciamento: Gratuíto. Entre com a chave de licença GEPFREE
Links de Referência: http://earth.google.com/intl/en/download-earth-pro.html
   Nome: ArcGIS Earth
Descrição: Explore qualquer parte do mundo com o ArcGIS Earth. Trabalhe com uma variedade de formatos de dados de mapa 3D e 2D … incluindo o KML e Shapefile. Exibir dados, esboçar marcadores, medir distâncias e áreas e adicionar anotações. O ArcGIS Earth tem tudo o que você precisa para entender facilmente as informações espaciais para que você tenha uma visão completa.
Licenciamento: Gratuito.
Links de Referência: http://www.esri.com/software/arcgis-earth
   Nome: OpenJump
Descrição: OpenJUMP é uma aplicação open source GIS modular que permite a consulta e criação / modificação de vetores geográficos armazenados em diferentes formatos, incluindo como GML, DXF ou ESRI shapefile. O programa também permite a exploração de serviços de WMS. Inicialmente seu nome era Jump.
Licenciamento: OpenSource – Gratuíto
Links de Referência:   http://jump-pilot.sourceforge.net/index.html  Download – clique aqui
   Nome: FGIS
Descrição: FGIS é um compacto e robusto  programa de edição de  shapefile. Ferramenta GIS de consulta de dados para Windows. Foi projetado para quem não é especialistas GIS. É fácil de usar e simples de instalarMuitos usuários avançados também gostam do FGIS porque eles podem rodar em laptops ou computadores de casa sem problemas de direitos autoraise produzir dados  compatíveis com os programas de SIG comerciais, além disso o FGIS é gratuito. (Fonte: website do produto)
Licenciamento: Grátis (sistema não está sendo mais atualizado)
Links de Referência:  http://www.forestpal.com/fGIS_Setup.exe
   Nome: gvSIG – Módulo SIFOMAP 3 para manejo Florestal

Descrição: SIFOMAP 3.0 é um conjunto de aplicativos personalizados que integra a fins florestais chave de gestão,administração, gestão, actualização e manutenção de informações das mudanças que ocorrem no património florestal, orientada para a gestão do informações de floresta em diferentes estágios de implementação, gestão de Critérios e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, a gestão de mudanças dinâmicas do manejo Florestal e Gestão de Património Incêndio Florestal, e gestão Hidrorreguladoras cintos Floresta, que funcionam de forma isolada ou integrada com os outros, permitindo seu uso por diferentes tipos de usuários.

Licenciamento: Opensource – em espanhol

Links de Referência: http://outreach.gvsig.org/node/511?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

http://www.gvsig.org/

   Nome: AutoCAD MAP 3D

Descrição: Com o software AutoCAD® Map 3D, você pode acessar e utilizar os dados CAD e GIS a partir de uma variedade de fontes. Com o gás global, água, águas residuais e modelos de dados do setor elétrico, você pode mais facilmente organizar as informações de ativos díspares e aplicar os padrões da indústria e requisitos de negócio.

Licenciamento: Comercial

Links de Referência: http://www.autodesk.com/products/autocad-map-3d/overview

   Nome: Manifold System – GIS and Mapping

Descrição: Manifold GIS é uma combinação de software de mapeamento, CAD, SGBD e processamento de imagens. A marca do GIS é o poder de usar uma interface visual para ver, adquirir, analisar, manipular e transformar os dados que não seriam compreensíveis na linha clássica e apresentações de texto linhas x coluna de um DBMS. Embora muitas pessoas usam Manifold para criar mapas brilhantes e atraentes para as apresentações, o poder exclusivo de Manifold vem da computação visual torna possível com bancos de dados que variam de dados pessoais para os maiores bancos de dados, mais sofisticado, de classe empresarial.  Manifold oferece muita capacidade de processamento de dados a um preço MUITO menos que os concorrentes de Mercado. Com o Manifold é possível colocar seus dados em um Web GIS com poucos cliques, basta comprar uma versão com o IMS (Internet Map Server) incluso.

Licenciamento: Comercial (USD 500)

Links de Referência: http://www.manifold.net/info/products.shtml

   Nome: Spring

Descrição: SPRING é um SIG no estado-da-arte com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais.

Licenciamento: Gratuito

Links de Referência: http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/index.html

   Nome: TatukGIS

Descrição: Trata-se de um GIS Desktop profissional para uso geral com capacidade de scripting, programação, 3D, etc. Além de módulos de programação que são pagos, possui um viewer GIS totalmente gratis que suporta a maioria dos formatos de dados disponíveis.  Visualizador grátis. Editor e SDK pagos.

Licenciamento: Visualizador grátis. Editor e SDK pagos.

Links de Referência: Download free, clique aqui. Mais info aqui

   Nome: MultiSpec

Descrição: Um software para ensino de classificação de imagens multiespectral produzido pela Purdue University em Indiana a pedido da NASA

Licenciamento: Gratuito

Links de Referência:  Clique aqui para baixar

OTIMIZADORES 
   Nome: Remsoft – WoodstocK

Descrição: Ferramenta de suporte a decisão florestal. Alternativas de manejo e  planejamento otimizado de corte de talhões, logística de colheita, transporte dentre muitas outras ferramentas. Umas das ferramentas mais utilizadas no mundo para este fim.

Licenciamento:  Comercial

Links de Referência: http://www.remsoft.com/logisticsOptimization.php

  Nome: Optimber-LP

Descrição:  Desenvolvido em parceria com responsáveis pelo planejamento de empresas florestais. Focalizado nas respostas que devem ser dadas aos proprietários (acionistas) das florestas. Permite simular, formular e resolver diversos cenários de planejamento florestal. Saídas compostas por relatórios, tabelas gráficos e mapas de fácil interpretação e compatíveis com planilhas eletrônicas. 

– Florestas: costar, plantar, desbastar, podar.
– Madeira: comprar, vender, transferir.
– Subprodutos: comprar, vender, transferir.
– Terras: arrendar, comprar, vender, abandonar

Licenciamento: Comercial

Links de Referência: http://www.optimber.com.br/softwares.html  e FlorExel

  Nome: RFP – NeuroForest

Descrição:  O sistema RPF é completamente configurável, permitindo a geração de alternativas de manejo configuráveis pelo usuário. O sistema tem o objetivo principal de mostrar detalhadamente todo o processo matemático envolvido.

Licenciamento: Gratuito

Links de Referência:  http://neurodap.com.br/ 

Nome: NeuroForest – Ativo Florestal

Descrição: O Sistema Ativo Florestal foi desenvolvido para o calculo do ativo biológico de plantios florestais. O Sistema baseia-se na CPC 29 (norma internacional de contabilidade IAS 41). O sistema baseia-se no calculo do Valor justo (Também conhecido como FAIR MARKET VALUE ou FMV em Inglês) definido pela CPC 29 como: 
“Valor justo é a quantia pela qual um ativo pode ser trocado, ou liquidar um passivo, entre partes conhecedoras e dispostas a isso, numa transação em que não há relacionamento existente entre as partes”.

Licenciamento: Gratuito

Links de Referência:  http://neurodap1.hospedagemdesites.ws/download/ativo-florestal/

INVENTÁRIO FLORESTAL 
  Nome: FlorExcel

Descrição:  O FlorExel foi desenvolvido visando auxiliar no processamento de informações florestais sem sair do ambiente da planilha eletrônica MS Excel. Composto por funções florestais que podem ser chamadas da mesma maneira que as funções próprias do Excel (soma, média, etc.), o FlorExel possui, adicionalmente, módulos onde são combinadas estas funções juntamente com rotinas específicas para os cálculos mais comumente empregados no processamento de informações florestais.

 Os módulos disponíveis atualmente no FlorExel são:
. Inventário Florestal
. Análise Fitossociológica 
. Ajuste de Funções Alométricas 
. Simulação de Crescimento e Produção

Licenciamento: Comercial

Links de Referência: Video trabalhando com FlorExel  –  

http://optimber.com.br/index.php/softwares/florexel

  Nome: SifCube – TreeSoftware

Descrição:  A TreeSoftware é uma empresa empenhada em desenvolver softwares na área de mensuração e planejamento florestal.? 
O SifcubDesktop planeja e gerencia a coleta de dados de cubagem, inventário e pilhas de madeira. O software envia para o SifcubCE (Mobile) a programação contendo a localização e a metodologia do que deverá ser coletado em campo. Num segundo momento o software recebe os dados coletados, permitindo com que o usuário tenha total controle sobre o que está programado e sendo executado pelas equipes de campo.  Os softwares da Família SIF incluem  SifCubCE, SifcubDesktop, Sifcub, Sifprog, Sifplan, Sifcad e SifQuality.

Licenciamento: Comercial

Links de Referência:   http://treesoftware.lwsite.com.br/ 
Contato: http://treesoftware.lwsite.com.br/contato

  Nome: FitFD

Descrição:  O sistema FitFD foi desenvolvido com o intuito de facilitar a modelagem da distribuição de diâmetros de povoamentos florestais. 

Licenciamento: Gratuito

Links de Referência:  http://neurodap.com.br/download/

  Nome: Mata Nativa

Descrição:  O software Mata Nativa possui as principais técnicas de inventário e análise fitossociológica adotadas mundialmente, com aplicação efetiva em todos os biomas brasileiros. 
Desde seu lançamento em 2001, vem sido reconhecido como um dos principais softwares para o setor florestal. Com mais de 1000 usuários, presente em todos os estados brasileiros, o Mata Nativa é ferramenta de trabalho e pesquisa nas principais empresas de consultoria, órgãos de fiscalização do governo, universidades e centros de pesquisa, além de contar com importantes clientes como Petrobrás, Vale, Cenibra, International Paper e Natura.

Licenciamento: Comercial

Links de Referência: http://www.matanativa.com.br/

  Nome: FitoPAC

Descrição: O Fitopac é um programa bem antigo, e às vezes um pouco anacrônico, considerando a disponibilidade no mercado de bons programas para inventário florestal.  
No entanto, possui algumas grandes vantagens: 
– É gratuito! 
– É desenvolvido por um dos grandes especialistas no assunto, o professor George Sheperd, da UNICAMP; 
– Através do fórum taxondata (www.taxondata.org, cadastre-se já!), os usuários expõem suas dúvidas e dão contribuições ao desenvolvimento do programa.

Licenciamento: Gratuita

Links de Referência: Baixe aqui

SISTEMAS DE GESTÃO FLORESTAL 
  Nome: SGF (Inflor Forest)

Descrição: As soluções da Inflor para o segmento de Papel e Celulose e de Florestas para Produção de Energia, vão além do planejamento, controle do manejo e dos custos inerentes a toda cadeia produtiva florestal. Também suportam a conformidade referente as certificações exigidas pelos órgãos reguladores. Gestão integrada e eficiente, descomplicando o dia-a-dia, garantindo qualidade e rastreabilidade em todas etapas do processo.
Os sistemas são disponibilizados na plataforma WEB, para serem acessados de qualquer lugar com acesso a internet, com grande flexibilidade para realizar parametrizações de regras de negócio específicas de sua empresa. Podem utilizar a infraestrutura disponível em sua empresa ou utilizar a infraestrutura na nuvem.

Licenciamento: Comercial, modular; mediante projeto exclusivo ou produto SaaS

Links de Referência: http://www.inflor.com.br/solucoes/sistemas-para-gestao-florestal/

  Nome: Cengea (LRM ou Trimble Forestry)

Descrição: O Cengea LRM/BRM é um dos sistemas de gestão florestal mais utilizados nos EUA e Oceania e um dos maiores fornecedores de sistemas e serviços para empresas envolvidas no gerenciamento de bases de terras florestais (Timberland). Os aplicativos Cengea ou Trimble Forestry atendem à função crítica de planejamento, reportagem e gerenciamento de recursos florestais com a opção de três diferentes módulos que atendem a diferentes requisitos dos clientes: arquitetura, funções discretas, estilo, etc. Complementando as opções Planner (Planejador) / Resources (Recursos) / TheForestManager, outros módulos da solução proporcionam controle sólido de:Registros de terras, Colheitas, Contratação, construção de estradas e vendas de madeiras. Medição de volumes de madeira, otimização do uso de caminhões. Gerenciamento de inventários e pátios, dentre outros.  (Fonte: website do produto)

Licenciamento: Comercial

Links de Referência: http://www.trimble.com/forestry

  Nome: Zenith (Savcor, a Trimble Company)

Descrição: O ZENITH é um moderno sistema de gestão florestal que atua em todas as etapas da cadeia de produção, desde as fases de compra de terras, licenciamento e gestão fundiária, cadastros e certificações, produção de mudas, formação florestal, colheita, manutenções, logística e pátio de madeira. Além disso, possui soluções em mobilidade e também outras altamente especializadas para Inventário, Clima, Pesquisa e Produção de Carvão Vegetal.   O ZENITH ajuda pequenos e grandes produtores a melhorar a sua previsibilidade, eficiência e rentabilidade das operações florestais. A partir de Março 2017 a SAVCOR passou a fazer parte da empresa TRIMBLE consolidando-se como a maior empresa de sistemas florestais no mundo e com abrangência de mais de 54 milhões de ha sob sua gestão. 

Licenciamento: Comercial (modelos sob consulta para pequeno, médio e grandes produtores)

Links de Referência:  https://www.savcor.com/pt/   |   http://www.trimble.com/forestry/index.aspx

  Nome: Brisa – FSIGN

Descrição: Sistema Integrado de Gestão de Negócios Florestais – Estruturado para trabalhar de forma integrada entre seus módulos e com outras ferramentas de TI existentes, como ERP, BI e SIG.– Ferramenta modular para planejamento, gerenciamento e controle das operações envolvidas na atividade florestal.- Cada módulo é responsável por uma área do empreendimento. Abrange desde o controle de atividades no viveiro até a gestão de informações da colheita florestal.- Módulos divididos em quatro grandes grupos: Módulos Florestais, Operacionais, Comerciais e Financeiros. (Fonte: website do produto)

Licenciamento: Comercial

Links de Referência: http://www.brisaconsulting.com.br/

  Nome: IPTIM

Descrição:  O Iptim é um sistema Finlandes de suporte à decisão para a gestão florestal. Ele lida com todos os seus problemas decisórios desde a avaliação de potenciais investimentos até o gerenciamento de um portfolio existente. Veja Vídeo do produto em Português

Licenciamento: Comercial

Links de Referência: http://www.iptim.com/pt/index.html 

 

  Nome: Syndicate MicroForest (Africa do Sul)

Descrição: Microforest Plantation Manager (PM) é uma base GIS e um sistema integrado de manejo de plantações. Ele cobre o ciclo de vida completo de operações florestais desde o planejamento até a gestão de operações. Um banco de dados abrangente florestal constitui o fundamento da PM. Seu design state-of-the art suporta cada um dos principais tipos de uso da terra – plantações comerciais, áreas naturais, estradas e outros tipos de infra-estrutura. Constituído de editores de dados, visualizadores espaciais e ferramentas de relatórios abrangentes combinados em um ambiente fácil de usar e conveniente interface desktop. É o sistema florestal mais utilizado na África do Sul.

Licenciamento: Comercial

Links de Referência: http://microforest.co.za/#/forest/home

 

MANEJO / SIMULADORES 
  Nome: SisPinus / SisEucalipto e Outros

Descrição: Os softwares Embrapa da Família SIS são simuladores para manejo, análise econômica, modelagem e de crescimento e produção de florestas plantadas utilizados para auxiliar no planejamento dos desbates (colheitas parciais, retirando-se linhas e/ou árvores selecionadas). Os usuários podem utilizar os softwares para testar todas as opções de manejo da floresta para cada condição de clima e solo, fazer prognoses de produções presente e futura, efetuar análises econômicas e, depois, levar para o campo apenas a melhor alternativa.Para operacionalizar os simuladores “Sis”, o usuário fornece os dados de inventário da floresta e os softwares prevêem o crescimento e produção, indicando o quanto de madeira a floresta produz, em qualquer idade. Eles possibilitam simular desbastes e testar qualquer regime de manejo que se deseja aplicar nos povoamentos

Licenciamento: Gratuito

Links de Referência: http://www.cnpf.embrapa.br/software/

Manual em Português   |  Download gratuito (mediante cadastro)  

  Nome: Planin / Planin Matte (Software para análise econômica de plantações florestais da Embrapa)

Descrição: O software Planin possibilita o cálculo dos parâmetros de análise econômica mais utilizados para a avaliação da produção madeireira de regimes de manejo de plantações florestais. Possibilita, também, a análise de sensibilidade da rentabilidade a diferentes taxas de atratividade. Ele permite que o usuário acompanhe seus custos, emitindo relatórios dos gastos anuais. Nele consideramse os diversos segmentos de custos operacionais de implantação, manutenção e colheita florestal. O Planin permite a realização de análise econômica da produção madeireira em larga escala, por meio de vários critérios de avaliação e a tomada de decisão sobre regimes de manejo ideais em função do custo de produção, taxas de juros, preço de madeira no mercado consumidor e necessidade de fornecimento de matéria prima para indústrias verticalizadas.
    Já o Planin_Matte possibilita a análise econômica dos plantios de erva-mate considerando os diversos segmentos de custos operacionais de implantação, manutenção, manejo e colheita do erval.

Licenciamento: Gratuito

Links de Referência: https://www.embrapa.br/florestas/transferencia-de-tecnologia/softwares-florestais

Manual do Planin  |  Baixe o Planin gratuitamente mediante breve cadastro 

GERENCIADORES / BANCO DE DADOS 
  Nome: Sistema Nature 4.0

Descrição: Software gerenciador de coleções científicas de plantas, exsicatas, xiloteca, carpoteca, espermoteca, orquídeas, líquens, musgos, fungos, etc e pode utilizar padrão Darwin Core ou modo herbário. Serve para administrar seu catálogo ou herbário. UFSM, HDCF, Herbário Florestal da UFSM.

Licenciamento:  Gratuito 

Links de Referência:http://sistemanature.blogspot.com/   

Baixar versão 4.0      |   Baixe versão 2 para computadores antigos apenas
Baixe também o CPM, gerenciador de plantas carnívoras (Carnivorous plant manager)
DIVERSOS / OUTROS                                                                                                         
  Nome: Agrotis para Viveiros de Mudas

Descrição: Fluxo de caixa e posição de cada cliente; Administra contratos de compra/venda, previsões de vendas, escalonamento de entregas; 
Processos de avaliação da qualidade ( matéria-prima/fornecedor, processos equipamentos e colaboradores, e produto final/processo); 
Otimiza a logística dos processos de compra, venda e entrega (veículos, rotas e embalagens), e de armazenagem (espaço e tratamentos); 
Acompanha o dia a dia de todas as atividades da produção, registrando todos os processos de agenda, vistorias e visitas técnicas; 
Controle da movimentação de mercadoria, com etiquetagem especial; 
Avaliação completa por produto, variedade, produtor, época, perda, produtividade, qualidade, índice de frequência e pontualidade; 
Sequenciação dos lotes (Entrada M.P) (Entrada de Produção); 
Controle de redes – por CNPJ, por sócio, por compra e/ou por controle verificado; 
Permite o controle dos lotes por códigos de barra, e a integração com coletores de dados; 
Controle de incidentes. (Fonte: website do produto)

Licenciamento: Comercial

Links de Referência: Agrotis Softwares
http://www.agrotis.com/software

  Nome: OpenForis

Descrição: O Open Foris é um conjunto de software livre, em open-source, que facilita a recolha de dados, a análise e a apresentação de resultados, em atividades como inventários florestais, estudos de alterações climáticas, inquéritos sócio-económicos, avaliações da biodiversidade e monitorizações de alterações do uso do solo. Foi pensado principalmente para ser usado em países em vias de desenvolvimento e já é usado por várias instituições de investigação, governos e ONG. O software funciona em sistemas operativos Windows/Linux e Android, e pode ser baixado gratuitamente. (Fonte: website do produto)

Licenciamento: Gratuito

Links de Referência: http://www.openforis.org/

  Nome: Absolut Industria Madeireira

Descrição: Controle de toras, pátio, romaneio, etc. 
Principais Funções:
-Entradas de toras/subprodutos no pátio.
-Transformação de tora em produto.
-Acompanhamento de toras utilizadas.
-Estoque de Pátio
-Subprodutos gerados
-Subprodutos Utilizados
-Vendas
-Geração de fardos
-Controle de Estufa
-Modulo especifico para faqueado.

Licenciamento: Comercial

Links de Referência: http://absolutsistemas.com.br/?pg=produto&id=10
http://absolutsistemas.blogspot.com/2007/08/software-para-madeireiras-e-depositos.html

  Nome: Arbo (Gestão de Colheita Florestal)

Descrição:   Controlar a produção de cada máquina, as horas de serviço, os intervalos e o faturamento, emitindo, ainda, um relatório detalhado com análises de eficiência. Essa é a proposta do ARBO, o software que gerencia as etapas da colheita florestal mecanizada, conciliando todos os equipamentos envolvidos no processo, como harvesters, forwarders, fellers, caminhões e gruas, independente do seu fabricante ou modelo

Licenciamento: Comercial

Links de Referência: http://www.arbobrazil.com.br/

Nome: 

Descrição: 

Licenciamento: Comercial

Links de Referência:

^TOPO

Quer indicar um software para a lista? Envie abaixo:

 

Comente:
Gostou? Compartilhe

32 Comments on “Softwares Florestais”

  1. Boa tarde, estou procurando um software de identificação de espécies arbóreas, um banco de dados que era utilizado pelas SEMAS no auxílio dos licenciamentos, mas não consigo mais encontrar, ele se chama "programa árvore" e pelo que parece foi desenvolvido pelo IBAMA. Alguém tem alguma ideia?

    1. Nossa, faz no Excel. Isso é muito simples de implementar no Excel e nao creio que ha algum programa só para calcular isso..o que existe (pagos apenas) é processadores de inventário via equações volumétricas e modelos complexos, o que nao é o caso pela sua descricao.

  2. Olá, tenho uma empresa florestal na area de inventario e gostaria de saber de um programa bom e gratuito que eu possa usar para processar os dados recolhidos a campo. Urgente

  3. Preciso de ajuda para gerar coordenadas apartir de um ponto.

    Tenho uma coordenada, ângulo, distancia e largura.
    Preciso de uma formula para calcular essa posição de árvore.
    vou disponibilizar um soft. de inventário florestal padrão SEMA / MT

    1. Pois é, existe um grande mistério em torno do SisNat. Não é pago mas também não está disponível em nenhum lugar para download. Muitos já ouviram falar mas ninguém assume que usa, embora existam vários artigos que citam o software. Sempre que se pergunta sobre o assunto no departamento de Eng. Florestal da UFLA a resposta é a mesma: ainda está em programação. Mas o fato é que vários artigos o citam e o Inventário Florestal de Minas Gerais, uma das mais importantes publicações no assunto afirma que o usou para processar os dados. Enfim, visto o alto custo do Mata Nativa 3 que está impossibilitando seu uso, as limitações do FitoPac e dos outros softwares, e grande tempo gasto processando tudo "no braço" no Excel ele seria uma ótima opção.

    2. Boa dia senhores! Mesmo passado mais de um ano desta resposta, tenho uma informação. O software está em fase de atualização e por este motivo está suspenso para download.

  4. Sugestões:
    Mata Nativa 3 – Inventário Florestal (muito usado, pago)
    FitoPac – Inventário Florestal (antigo, gratuito, quebra um galho)
    SisNat – Inventário e Manejo Florestal (não consegui achar pra baixar, ajudem ae)

  5. Guilherme, nao sei se entendi direito, mas se precisa a partir de cada ponto gerar um poligono de raio 500m e calcular a área isto é muito fácil. Basta pegar shp dos pontos, gerar um shp buffer com o raio desejado e ele vai gerar um shp do tipo poligono possibilitando calculo as areas de cada circulo via calculate geometry. Espero ter acertado noq vc quer fazer

  6. Pessoal eu estou precisando de ajuda. Tenho um estudo em andamento na área de ecologia e preciso saber se tem algum programa que calcula a área de cobertura vegetal dos pontos que eu tenho de coleta por exemplo num raio de 500-1000m automático. Digo isso porque estou fazendo isso a mão com o google earth PRO e está sendo muito difícil pois exige muito tempo pois são muitos pontos. Agradeço desde já!! Abraços

    1. No site do IBAMA siscom.ibama.gov.br você encontra os shapefiles da vegetação remanescente dos Biomas brasileiros, até o ano de 2010.
      Caso você queira calcular a cobertura vegetal de anos posteriores, aí você pode fazer na mão como está fazendo ou utilizar algum software de processamento de imagens (como o ENVI) pra fazer uma classificação, o que exige um conhecimento mais específico.
      Sugiro utilizar os mapas de remanescentes do Ibama.

      Gustavo

  7. Obrigado Luciano, estas palavras dizem muito em ternos de incentivo.
    Na verdade software para controle de viveiros são poucos os existentes e nenhum gratuito. Postei um no final ai que parece ser um dos mais usados no mercado, se souber de outro por favor compartilhe.

Comments are closed.