Shapefile do Matopiba disponível na Forest-GIS

A expressão MATOPIBA, também chamada de MAPITOBA, é uma abreviação das iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Ela designa uma extensão geográfica que recobre parcialmente os territórios dos quatro estados mencionados. Inicialmente conhecida por região do MAPITO, passou a englobar o oeste da Bahia, tornando-se, assim, a região do MATOPIBA. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, nesse território existem 324.326 estabelecimentos agrícolas que ocupam uma área de 73.173.485 hectares.

Matopiba/Mapito: Fonte: Embrapa

Região considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, o Matopiba compreende o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e responde por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras.

Segundo a delimitação do Matopiba feita pela Embrapa (link, slide 19), elaboramos o shapefile contendo as microrregiões que compõe o Matopiba, outro shapefile contendo as partes dos estados e um terceiro shapefile contendo apenas o perímetro “limpo” da região em questão.

Matopiba, Mapito
Fonte: Elaborado pela Forest-GIS com base no artigo da Embrapa

Todos estes dados espaciais estão para download na página de download de dados no menu do blog (base de dados) e também neste link.

Esperamos que seja de grande utilidade para a comunidade GIS que precisa destes dados.

Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.