Suitability Modeler: A nova ferramenta do ArcGIS PRO facilita muito a modelagem de aptidão

A modelagem de aptidão é uma das tarefas mais comuns executadas para um analista GIS. Ela pode ser usada para determinar a melhor localização para construir um shopping center, conjunto habitacional, um hospital ou uma fábrica de papel. Você também pode usá-la para encontrar as melhores áreas para parques, habitats de vida selvagem ameaçados ou controle de enchentes. A modelagem de adequação é uma das primeiras aplicações que você se depara no mundo GIS. É uma das coisas que geralmente o faz se apaixonar pelo GIS.

Tradicionalmente, a criação de um modelo de adequação era um processo linear. Você precisava entender as etapas do fluxo de trabalho nas quais especifica independentemente os parâmetros para cada critério, com pouco conhecimento de seu efeito na saída. Você tinha que confiar no processo ao criar a saída.

O novo Modelador de Adequação ou Suitability Modeler é um ambiente exploratório interativo para criar e avaliar um modelo de aptidão. Ele já está disponível para ArcGIS Pro 2.6 e superior com uma licença da extensão Spatial Analyst.

A premissa básica subjacente ao Modelador de Aptidão é que um modelo é um processo dinâmico. A construção de um modelo de adequação é um processo iterativo não-linear. Em cada etapa do fluxo de trabalho, o feedback analítico é fornecido por meio de mapas, gráficos e painéis interativos. Isso permite que você tome decisões informadas sobre os parâmetros especificados e veja facilmente como eles afetarão o resultado final.

Modelador de Aptidão ou Suitability Modeler no ArcGIS PRO
Modelador de Aptidão ou Suitability Modeler no ArcGIS PRO

O Modelador permite um movimento contínuo de ida e volta entre cada estágio do desenvolvimento do modelo. O que você aprende em um estágio do processo pode influenciar as decisões que você toma em outro.

Devido à natureza exploratória e interativa do Modelador de Adequação, você pode justificar cada etapa do processo de modelagem. Como resultado, você terá mais confiança na saída do modelo, levando a melhores decisões.

A melhor maneira de entender o Modelador de Adequação é vê-lo em ação. O vídeo a seguir foi apresentado na Plenária online da Esri UC 2020:

Juhan Yoon demonstra como utilizar o Suitability Modeler no vídeo.

Aprenda mais sobre a ferramenta aqui

Fonte: ArcGIS Blog

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *