Conheça o NASADEM, o melhor reprocessamento do SRTM da história

Um novo modelo global de elevação digital (DEM) foi lançado. O NASADEM é um reprocessamento dos dados da missão SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) para melhorar a precisão da altimetria e preencher os dados de elevação que estavam ausentes (gaps). Os dados são disponibilizados com 1 arco segundo de resolução (30m).

Os dados foram aprimorados com o uso de algoritmos e dados que não estavam disponíveis no momento do lançamento dos dados da SRTM original. Os dados ausentes no SRTM foram refinados e completos com dados de elevação do ASTER GDEM.

.
SRTM – Dados ausentes em vermelho. Original versus SRTM reprocessado. Grand Canyon, Arizona, EUA. Fonte: Crippen et al., 2016. (fonte: GIS Lounge)

 

Mensagem da NASA:

Reprocessamos todo o conjunto de dados SRTM a partir de medições brutas dos sensores, com melhorias validadas nos algoritmos de processamento originais. Incorporamos os dados do GLAS para remover erros na etapa ideal da cadeia de processamento SRTM. Mesclamos os DEMs do SRTM aprimorados, os DEMs ASTER e GDEM V2 refinados e os dados GLAS usando o software de mosaico SRTM para criar o NASADEM sem falhas e sem vazios. Além disso, fornecemos várias novas camadas de dados não disponíveis ao público a partir do processamento SRTM original: coerência interferométrica, retroespalhamento de radar, ângulo de incidência de radar para permitir a correção radiométrica e um mosaico de imagens de retroespalhamento de radar a ser usado como uma camada para classificação global de terrenos cobertura e uso da terra.

Veja o Twitter e o Vídeo sobre o NASADEM :

Onde Baixar os dados?

 

Fonte: NASA, GIS Lounge, Twitter

Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.