Criar e Carregar Mapas Offline no aplicativo Explorer for ArcGIS para Android, iOS e Windows 10

O Explorer, assim como era o ArcPad no passado, é agora o aplicativo padrão da Esri para visualização de mapas no campo. Você pode criar seus mapas no ArcGIS PRO e carregar um arquivo de mapas via cabo USB no seu celular ou tablet e utilizar no campo mesmo quando não tiver conexão de dados e sem precisar de uma licença por que o Explorer é um app gratuito.

Vamos ver como criar um e como carregar no dispositivo.

A primeira coisa a saber é que para criar mapas off-line para uso no Explorer é preciso criar um pacote de mapas móveis (conhecido agora como MMPK) no ArcGIS Pro.

Fazendo um mapa offline

-Crie um projeto no ArcGIS Pro.

-Adicione seus dados vetoriais ao mapa, inclua, se quiser, um layer mapa base, ao mapa. Para adicionar basemaps como de imagem ao mapa offline, é preciso criar Tile Packages (tpk ou tpkx) antes. Para isto, adicione o basemap ao mapa e depois na aba Map>Download Map, crie o seu tpk com o zoom que quiser. Depois de criado ele é adicionado ao mapa, remova o basemap online, salve e ai é só seguir o processo abaixo de empacotamento.

-Empacote os dados usando a ferramenta de geoprocessamento Create Mobile Map Package no menu SHARE.
-Escolha “Save package to file” para exportar um arquivo mmpk que posteriormente colocará no celular/tablet. Preencha os campos e defina a área que quer exportar em Options. Clique em Package.

Instale o Explorer for ArcGIS. Para trabalhar off-line nem é preciso ter conta na ESRI muito menos licença.

Antes de abrir o aplicativo, conecte seu tablet ou celular android ao computador via cabo USB e navegue até a pasta ArcGIS/mmpks e cole o arquivo mmpk gerado no passo anterior . Para iOS é um pouco mais chato. Para dispositivos iPad e iPhone use o iTunes, vá para o seu dispositivo e selecione Aplicativos. Na seção Compartilhamento de Arquivos da página, selecione Explorer e copie o arquivo .mmpk nessa pasta.

-Abra o Explorer no celular. Na tela inicial selecione a opções iniciar sem conta (Continue without signing in).

Pronto, seu mapa em mmpk estará disponível para abrir e começar a utilizar online e offline. Se a imagem do tpk não aparecer é por que os dois precisam estar na mesma projeção já que o Explorer não reprojeta automaticamente – veja aqui como corrigir isso.

Gostou da dica? Compartilhe

 

Instalando e adicionado mmpks ao Explorer for ArcGIS no WINDOWS 10

  • A versão Beta do Explorer está disponível já na Microsoft Store. Clique aqui e instale.
  • Depois de instalado, abra e continue sem fazer login
  • Para carregar mmpks offline, nevegue até a pasta C:\Users\<SEUNOMEdeUSUARIO>\AppData\Local\Packages\
  • Encontre uma pasta como esta “Esri.ExplorerforArcGISBeta_eytg3kh68c6a8″\LocalState\mappackages
  • Cole seu arquivo mmpk nesta pasta mappackages para trabalhar offline

 

Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.