ArcGIS – Distribuição de parcelas amostrais sistemáticas e aleatórias

Uma ferramenta que distribua parcelas sistematicamente em um polígono existem, porém muitas vezes precisamos ajustar o grid amostral para uma certa intensidade amostral que o cliente ou o projeto deseja ter.
Por exemplo, em um determinado inventário florestal, queremos ter uma parcela a cada 5 hectares de intensidade amostral.
Podemos usar facilmente a ferramenta fishnet (data Management>Sampling) para obter um grid amostral, porém ao rodar a ferramenta você não terá um local para colocar quantos pontos quer por hectare ou por talhão.
Terá apenas a opção de entrar com a distância X e Y entre cada ponto amostral (cell size width and height)
  • Idealmente queremos iniciar com um valor de distância que gere o número de pontos mais próximo possível do desejado para a intensidade amostral. Para isto, calcule a raiz quadrada de 10.000 (área de 1 ha em metros quadrados) multiplicado pela sua intensidade amostral (parcelas por hectare).
  • No exemplo temos que X=√(10000*5) = 223.60 metros
  • Entre com este valor de distância abaixo em cell size widht/height.
  • O resultado, após um clip (para manter apenas os pontos dentro dos polígonos desejados – template extent) deverá ser bem próximo do desejado. Claro que, como os polígonos provavelmente serão irregulares,  eventualmente terá que ajustar manualmente adicionando ou excluindo alguns pontos para obter a precisa intensidade amostral para cada talhão se isto for requisito.

 


Mais…

Lance parcelas de inventário florestal tanto aleatórias quanto sistemáticas utilizando ArcGIS 10.x e a ferramenta gratuita Hawths Tools e ET GeoWizards
(Como a HT foi concebida para ArcGIS 9.x apenas, terá que fazer como o vídeo aqui mostra para instalar a ferramenta Hawths Tools no ArcGIS 10.x)
 
Vídeo do colega Edgar Rossato:
 Fonte: Canal do Edgar no youtube: clique aqui

Gostou? Compartilhe

9 Comments on “ArcGIS – Distribuição de parcelas amostrais sistemáticas e aleatórias”

  1. No Fishnet do ArcGIS você determina que sua quadrícula será de 30.000 m² (3,0 ha) ou seja, raiz de 30.000=173,21 e ele distribuirá aproximadamente 10, 12 e 16 parcelas nesses talhões.

  2. Com esta ferramenta é possível determinar as parcelas de acordo com a área do talhão que está na tabela de atributos? Por exemplo, a cada 3 ha será lançado uma parcela, e tenho 3 talhões de 30, 36 e 49 ha. Então deve ser lançado 10, 12 e 13 parcelas respectivamente.
    Obrigado.

  3. Muito bom Roberto. Obrigado por compartilhar. Inclusive temos um post sobre o Fishnet no blog. Esta é mais uma opção pois o Hawths tools possui muitas outras ferramentas úteis para amostragem…

  4. O ArcGIS possui essa ferramenta nativa que é o Fishnet. Não precisa instalar outras ferramentas para realizar a distribuição aleatória sistemática de parcelas de inventário. Uso bastante esse procedimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *