Como compartilhar um projeto GIS inteiro em um só arquivo?

Você já deve ter tentado compartilhar projetos entre usuários no ArcMap. Provavelmente você já tenha recebido apenas um arquivo mxd de alguém e tentou abri-lo para descobrir que seus shapefiles e layers na verdade não tinham vindo junto para você ter acesso ao projeto completo. Isto por que um documento mxd é apenas um template que “puxa” os arquivos dos drives e da rede para compor o projeto, mas ele não contém os dados em si. Somente alguns mais habilidosos conheciam a possibilidade de usar a toolbox “Package Map” no ArcMap e criar um “mpk”.

Ai você tinha que ir de volta a quem enviou e explicar tudo isso e mais um pouco, remapear os dados quando recebesse os mesmos horas ou dias depois.

Pois o pessoal da ESRI resolveu este inconveniente no ArcGIS PRO e incluiu a opção de compartilhar pacotes ou Project Packages.

Agora você prepara o seu projeto completo no seu ArcGIS PRO e para compartilhar com alguém dentro ou fora de sua instituição, sem faltar nenhum arquivo ou configuração e até mesmo ferramentas, layouts, basemaps, conexões e muitos outros e tudo isto em um único arquivo com extensão ppkx.

“Pacotes de projeto (.ppkx) facilitam o compartilhamento de projetos completos. Um pacote de projeto é um arquivo que contém todos os mapas e os dados referenciados por suas camadas, bem como conexões de pastas, caixas de ferramentas, histórico de geoprocessamento e anexos. Os pacotes de projeto podem ser usados para compartilhar projetos entre colegas em um grupo de trabalho, entre departamentos em uma organização ou com qualquer outro usuário do ArcGIS por meio do ArcGIS Online ou do ArcGIS Enterprise. Os pacotes de projeto também podem ser usados para criar um arquivo de um projeto específico que contém um instantâneo de seu estado atual.” – Ajuda do ArcGIS PRO

Como fazer?

→No menu SHARE do seu ArcGIS PRO, clique em Package

→O painel Package Project aparece na direita (veja imagem ao lado)

→Selecione se quer salvar no ArcGIS online (tem custo de créditos e só com subscrição para organizações) ou em um arquivo

→Especifique onde salvar o arquivo pacote

→Complete o sumário e o nome do arquivo

→Selecione “Share outside of organization” se for enviar para alguém de fora de sua empresa

→Clique Analyze para verificar se tudo está certo e Package para gerar o arquivo. Pronto, agora é só enviar para a pessoa via email se o tamanho do arquivo for pequeno, ou para projetos mais complexos que gera arquivos maiores pode ser necessário colocar em algum serviço de compartilhamento de arquivos como dropbox, onedrive, google drive, etc.

→Você pode abrir, editar e salvar no mesmo arquivo ppkx (pacote) sem precisar descompactar ou salvar em outro formato.

Gostou? Compartilhe e comente!

Comente:

Gostou? Compartilhe
Please Login to comment
  Inscreva-se  
Notifique-me de