Criando mapas em série no novo ArcGIS PRO

As últimas versões do ArcGIS PRO trouxeram a aguardada ferramenta de geração de mapas em série, semelhante ao “Data Driven Pages” do ArcMap, porém com ainda mais possibilidades.

Rebatizado de “Map Series”, esta ferramenta oferece a capacidade de gerar um conjunto de mapas paginados como arquivo de saída PDF, fazendo um único layout e iterando sobre um conjunto de diferentes extensões de mapa.

As extensões são definidas por atributos de uma camada (shapefile ou feature class). A camada que define as extensões é referida como uma camada de índice. Qualquer camada de recurso pode servir como a camada de índice.

Como criar
  • Para iniciar, adicione um novo mapa no Menu Insert>New Map. Adicione dados ao mesmo.
  • Insira um novo layout ao seu projeto no menu Insert>New Layout, escolhendo o formato de página que deseja
  • Na barra de ferramentas de Layout, Clique em Map Series e escolha Spatial.
  •  A caixa de diálogo de Propriedades permite que você escolha o tipo de série do mapa e defina opções para camada de índice, campos opcionais e extensão do mapa, escala automatizada, agrupamento, entre outros. Explore todas as opções
  • Clicando OK ele vai indexar e criar as páginas de todos os mapas automaticamente.
  • Em modo de Layout, no menu Insert aparecerão todas as opções disponível de ferramentas para adicionar a seu mapa como escala, seta norte, legenda e outros, mas os mais importantes são o Table Frame que permite adicionar tabelas dinâmicas a seu mapa de acordo com os dados sendo mostrados na extensão do mapa e o Dynamic Text>Map Series>Attribute que permite adicionar um campo da tabela de atributos que muda dinamicamente conforme os dados da extensão do mapa, algo extremamente útil para automatizar a geração de centenas ou milhares de layouts PDF automaticamente.
Exportando
  • Para exportar vários ou todos os mapas para PDF, basta ir no menu Share>Export e em opções da caixa de diálogo selecionar quais páginas quer exportar e qual o nome dos arquivos ou se tudo em um único arquivo multi-páginas.
  • Também é possível exportar um ou alguns mapas. No menu layout, na lista de conteúdo, clique no último ícone que vai mostrar as páginas da série de mapas. Lá, clique com o direito do mouse em um ou vários mapas e aparecerá o menu para abrir o mapa ou exportar o mapa para PDF.

Teste e automatize a produção de mapas hoje em sua organização. Vai ganhar muito tempo aprendendo a utilizar esta ferramenta incrível.

Marcas d’água no seu mapa

Você pode adicionar marcas d’água em seus mapas simplesmente adicionando camadas do ArcGIS Online pré prontas. Basta pesquisar e adicionar as camadas dos links abaixo no seu projeto ArcGIS PRO

Veja Também
Data Driven Pages no ArcMap
Gostou? Compartilhe

Um comentário em “Criando mapas em série no novo ArcGIS PRO”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *