uDig – Conheça o framework de aplicações GIS

O uDig é um framework GIS desktop de código aberto (opensource)

A frase acima deve lhe dizer pouco. Um framework basicamente é um kit de ferramentas base com as quais você pode construir seus próprios aplicativos. Ele é produzido e mantido pela Refractions Research que é a mesma mantenedora do pacote PostGIS

Na verdade o uDig é mais que isto. O objetivo do uDig é fornecer uma solução completa em linguagem de programação Java para acesso, edição e visualização de dados geográficos em desktop.

O uDig pretende ser:

  • Fácil de usar, fornecendo um ambiente gráfico familiar para usuários de SIG;
  • Baseado em Desktop, funcionando como um cliente nativo para  Windows, Mac OS / X e Linux;
  • Orientado para a Internet,  consumindo  WMS, WFS, WPS ,GeoRSS, KML, tiles geoespaciais; e,
  • GIS já pronto, fornecendo capacidades analíticas complexas podem ser construídas e gradualmente incorporando recursos na aplicação principal. O uDig é distribuído sob licença pública EPL.

O uDig vem a ser tanto um GIS em sí (porém não conta com todas as funções que um QGIS ou ArcGIS possuem) e também uma plataforma de programação Java em IDE Eclipse para você que quer desenvolver um sistema específico que utiliza GIS como base de trabalho – veja aqui vários projetos que utilizam uDig como base.

Abaixo a interface pura do uDig como GIS, oferecendo funcionalidades de edição espacial, drag n drop, ferramentas de geoprocessamento jGRASS, etc.

MAIS
Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *