Projeções Cartográficas: Qual o real tamanho dos países ?

Sabemos que é difícil representar o nosso planeta esférico em um pedaço de papel plano.

Os cartógrafos usam as projeções cartográficas para transformar o globo terrestre em mapas 2D.  Uma das projeções mais popular é a projeção Mercator. Cada projeção de mapa apresenta  distorções e cada uma tem seu próprio conjunto de problemas.

Uma das críticas mais comuns ao mapa de Mercator é que ela exagera o tamanho dos países mais próximos dos pólos (EUA, Rússia, Canadá), enquanto minimiza o tamanho daqueles perto do equador (continente africano, América do sul, etc). Na projeção de Mercator, a Gronelândia parece ter aproximadamente o mesmo tamanho que a África. Na realidade, a Groenlândia possui 0,8 milhões de quilômetros quadrados enquanto a África tem 11,6 milhões de quilômetros quadrados, sendo quase 14 vezes e meia maior.

Com o intuito de mostrar a real dimensão dos países e compará-los com outros foi criado o projeto The True Size disponível em https://thetruesize.com. Nele é possível comprar qualquer país do mundo dinamicamente em um mapa e arrastá-lo sob outros países e regiões com o objetivo de comprar seu tamanho, enquanto informações de área são mostrados.

Acesse o site do projeto e brinque a vontade. Comente abaixo o que você achou.

Gostou? Compartilhe

3 Comments on “Projeções Cartográficas: Qual o real tamanho dos países ?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *