Criando um mapa interativo no Google Sheets

Pode-se criar facilmente um mapa interativo com base em uma planilha eletrônica; o modo mais rápido é via Google Docs (Atualmente chamada de Google Sheets). Infelizmente esta dica funciona apenas a nível de países no momento
Não é preciso muito conhecimento ou software GIS para isso. Além disso, leva muito pouco tempo para fazê-lo
  • A primeira coisa que você precisa fazer é levar as informações para uma planilha Google Docs. A estrutura é simples; são necessárias duas colunas: a primeira com a referência geográfica e a segunda com os dados a serem representados. Este processo é feito através de geo codificação (países apenas ou nos EUA a nível de estado).
  • Selecione o intervalo de dados e vá no menu Insert>Chart (Inserir Gráfico)
  • Um gráfico de barras, que é o padrão será mostrado.
  • Na lateral direita aparecerá um editor do gráfico. Em tipo de gráfico selecione Geo Chart ou Mapa na lista disponível. Há ainda mais opções como por exemplo focar o mapa em um continente por exemplo (explore todas as opções)

O Resultado será parecido com a figura abaixo.

Uma vez que todas as configurações de design forem feitas, no menu do mapa no lado superior direito (três pontinhos) você pode salvá-lo como uma imagem ou publicar o gráfico para compartilhar o link ou inseri-lo em uma página da web.
Inspirado em geogeek.xyz

Tem dúvidas ou não funcionou para você? Comente abaixo que lhe ajudaremos !

TÓPICOS RELACIONADOS


Gostou? Compartilhe

2 Comments on “Criando um mapa interativo no Google Sheets”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *