A ferramenta Reclassify: Como e para que usar?

As ferramentas de reclassificação raster são utilizadas para reclassificar ou alterar os valores das células para valores alternativos usando uma variedade de métodos. Você pode reclassificar um valor de cada vez ou grupos de valores de uma vez com base em critérios, tais como intervalos específicos (por exemplo, agrupar os valores em intervalos de 10); ou por área (por exemplo, o grupo de valores em 10 grupos que contêm o mesmo número de células). As ferramentas são projetadas para permitir que você altere facilmente muitos valores em um raster de entrada para os valores desejados de saída.

Onde estão as ferramentas?

QGIS: Processing Toolbox Raster→Edition→ Reclassify Grid Values ou use o Grass: Raster→r.reclass.
ArcGIS: Toolboxes: Spatial Analyst Tool→Reclass→Reclassify

Como Funciona?

Basta acessar a ferramenta (veja acima onde) e escolher o arquivo raster de entrada. Suponhamos que tenha um arquivo cujos valores de célula variem de 0 a 1. Queremos agregar estes valores em classes inteiras, por exemplo, de 0 a 0.2, receberão valor 1, 0.2 a 0.4 classe 2, etc…veja na imagem abaixo. Basta digitar os intervalos e o novo valor. Pode utilizar o botão Classify para que o software, no caso do ArcGIS, ajude-o na classificação. 

No QGIS precisará criar um arquivo txt com as classes e novos valores (veja como)   Concluído o processamento, você terá um novo raster com as novas classes definidas conforme parâmetros de reclassificação usados. 

Converter para Vetor? Precisa converter para vetor, no QGIS basta rodar Raster ‣ Conversion ‣ Polygonize (Raster to Vector) e no ArcGIS, Conversion Toolbox ‣ From Raster ‣ Raster to Polygon.

Tópicos Relacionados

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *