Iniciando no ArcGIS PRO

O ArcGIS PRO pode assustar para quem está acostumado com o velho e bom ArcGIS Desktop ou QGIS.
Fonte: pro.arcgis.com

Ele possui uma interface remodelada e moderna com os famosos Ribbons, ou seja, abas com menus mostrado dinamicamente conforme o conteúdo que está sendo trabalhado. 

Vale lembrar que ele é 64 bits, ou seja, consegue utilizar todos os recursos do seu computador (que também precisa ser 64 bits com Win64 rodando) !
Como começar ?
  • Clique em Project > New > Blank.
  • Coloque o nome do projeto e onde ele será salvo
  • Após isto, a tela estará em branco. Para continuar, vá no menu Insert> New Map> New Map (ou Scene se for trabalhar com 3D)
  • O ArcGIS PRO já adicionará um Map1 na tabela de conteúdo e também um basemap topográfico.
  • Várias coisas mudaram. Para definir o sistema de coordenadas que utilizará no projeto por exemplo, clique com o direito do mouse sobre Map1 e escolha Properties>Coordinate System. Filtre o sistema de coordenadas que deseja usar. Pode ainda facilmente favoritar a mesma clicando na “estrelinha” ao lado.

  • Uma das ótimas novidade do PRO é a possibilidade de criar multiplos mapas e multiplos LAYOUTS dentro do mesmo “mxd” que agora é mudou para extensão .APRX. Basta ir no menu INSERT>NEW LAYOUT, escolha o tamanho da folha e pronto. Basta adicionar os elementos a folha (que também mudou, parecendo muito mais com o formato que o QGIS trabalha que o formato do ArcMap).
TÓPICOS RELACIONADOS
Comente:
Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.