Portal de Monitoramento de queimadas e Incêndios em tempo quase-real do INPE

Fonte:  http://queimadas.dgi.inpe.br/ (atualizando em tempo real)

Uma excelente ferramenta para Engenheiros Florestais,  profissionais de áreas ambientais e afins é Portal de Monitoramento de queimadas e Incêndios em tempo quase-real do INPE, acessível em 

http://queimadas.dgi.inpe.br/

 

O alerta de monitoramento de queimadas do INPE permite que você se cadastre-se no site e obtenha diariamente em seu email inúmeros dados e estatísticas sobre focos e risco de incêndios, chuva, temperatura, umidade, e muito mais. Cadastre-se aqui e escolha os dados que deseja receber em seu email. 

Além de banco de dados de queimadas, é possível obter uma série de sub-produtos no portal
 
 
Áreas queimadas
 
Dados
 
Muito mais que um portal de mapas
 

No portal http://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/portal além de ver os focos de queimadas dos últimos dois dias obtidos pelos mais diversos sensores, é possível também dentre outras coisas exportar os focos em shapefile, kml, etc, ver o risco atual e previsto de incêndio, não só do Brasil mas como para vários países da América do Sul e em três línguas diferentes.

Credito: NASA/MODIS Rapid Response


ATUALIZAÇÃO: Novo sensor VIIRS 375m foi lançado a bordo do satélite Suomi NPP em 28 de outubro de 2011 e em 18 de janeiro de 2012 os sensores termais estavam operando. O INPE e o programa de monitoramento recentemente incorporaram estes dados para aumentar a resolução dos dados de detecção e projeções para 375 metros.

TÓPICOS RELACIONADOS !

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *