Fishnet – Criação de malha de pontos e quadrículas no ArcGIS.

Uma ferramenta que distribua parcelas sistematicamente em um polígono existem, porém muitas vezes precisamos ajustar o grid amostral para uma certa intensidade amostral que o cliente ou o projeto deseja ter.

Por exemplo, em um determinado inventário florestal, queremos ter uma parcela a cada 5 hectares de intensidade amostral. Posso usar facilmente a ferramenta fishnet (data Management>Sampling) para obter um grid amostral, porém ao rodar a ferramenta você não terá um local para colocar quantos pontos quer por hectare ou por talhão.
Terá apenas a opção de entrar com a distância X e Y entre cada ponto amostral (cell size width and height)
  • Idealmente queremos iniciar com um valor de distância que gere o número de pontos mais próximo possível do desejado para a intensidade amostral. Para isto, calcule a raiz quadrada de 10000 multiplicado pela sua intensidade amostral (parcelas por hectare).
  • X=√(10000*5) = 223.60 metros
  • Entre com este valor de distância abaixo em cell size widht/height.
  • O resultado, após um clip para manter apenas os pontos dentro dos polígonos desejados (template extent) deverá ser bem próximo do desejado. Claro que como os polígonos provavelmente serão irregulares, derá que eventualmente ajudar manualmente adicionando ou excluindo alguns pontos para obter a precisa intensidade amostral para cada talhão.

 

 

 

 

 

 

TÓPICOS RELACIONADOS
Comente:

Gostou? Compartilhe
Please Login to comment
  Inscreva-se  
Notifique-me de