Fishnet – Gerando parcelas de inventário no ArcGIS

Ferramentas de terceiros que distribuam parcelas sistematicamente em um polígono existem, porém muitas vezes precisamos instalar ou comprar softwares caros para tal. Poucos sabem mas o ArcGIS possui nativamente ferramentas para produzir estas parcelas e uma delas é a Fishnet.

Por exemplo, em um determinado inventário florestal, queremos ter uma parcela a cada 5 hectares sistematicamente de intensidade amostral. Podemos usar facilmente a ferramenta fishnet (data Management>Sampling) para obter um grid amostral, porém ao rodar a ferramenta você não terá um local para colocar quantos pontos quer por hectare ou por talhão.
Você terá a opção de entrar com a distância X e Y entre cada ponto amostral (cell size width and height)
  • Idealmente queremos iniciar com um valor de distância que gere o número de pontos mais próximo possível do desejado para a intensidade amostral. Para isto, calcule a raiz quadrada de 10000 multiplicado pela sua intensidade amostral (em hectares por parcela).
  • X=√(10000*5) = 223.60 metros
  • Entre com este valor de distância abaixo em cell size width/height.
  • Entre com um nome para o shape em output. Se for iterar várias vezes, o melhor é utilizar um layer in_memory. Em extent, escolha o layer de talhões. Clique OK.
  • O resultado, após um clip para manter apenas os pontos dentro dos polígonos desejados (template extent), deverá ser relativamente próximo ao almejado. Claro que como os polígonos provavelmente serão irregulares, deverá fazer um ajuste fino ajustando manualmente o número de parcelas, adicionando ou excluindo alguns pontos para obter a precisa intensidade amostral desejada. Se não quiser manualmente alterar o resultado, uma dica é usar a ferramenta select by location e ver quantas parcelas ficaram dentro dos talhões. Se não ficaram parcelas suficientes, ou se ficaram mais do que o planejado, delete a grade fishnet e gere novamente com uma distancia diferente (se usou layer in_memory basta repetir e sobrescrever o resultado). Após algumas iterações você conseguirá chegar no número exato de parcelas ou muito próximo do mesmo.
  • Para numerar as parcelas sequencialmente, faça o descrito neste post
Exemplo de um resultado obtido:
TÓPICOS RELACIONADOS
Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *