Sequenciar espacialmente registros de um Feature class ou Shapefile (Função SORT)

O ForestGIS em parceria com o Eng. Matheus Andrade trás hoje uma grande sacada para sequenciar espacialmente os registros de um shapefile ou feature class.

Supondo que você tem vários polígonos e queira criar uma coluna com uma numeração sequencial como  o FID ou OBJECTID, porém na sequencia espacial norte-sul ou sul-norte, leste-oeste ou vice versa.

Fonte: Esri ArcGIS webhelp

-Com o shapefile ou FC adicionado no ArcGIS, em projeção UTM, adicione um campo e o chame de Y (norte-sul) ou X (Leste-oeste), ou mesmo os dois se quiser ordenar perpendicularmente.

-Com o Field Calculator, calcule as coordenadas X e/ou Y do ponto ou centroide se for Polígono/Linha;

-Na busca, encontre a função SORT (em Data Management). Esta função permite reordenar em ordem ascendente ou descendente registros em uma tabela de atributos. Leia mais aqui

-Escolha os paramentos para ordenar (X, Y ou os dois), sequencia ASC ou DESC em muita atenção no método. Veja a ajuda ao lado da função para ver qual método você precisa. Execute;

-A saída será um novo arquivo com a ordem dos registros na sequencia espacial que você deseja (centróide se for polígono). Não saiu como precisava, tente novamente escolhendo outros parametros.

-Se precisar criar um campo sequencial do tipo 1,2,3…..n, confira nossa dica no post antigo, clique aqui.

Esperamos que tenha funcionado. Dúvidas postem abaixo.

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *