Boas Práticas GIS: Ferramentas de checagem e reparação de geometria.

Boas Práticas GIS:

Usar a ferramentas de checagem e reparação de geometria.

Reparar geometria
A ferramenta reparadora de geometria no ArcMap

Existem duas ferramentas na caixa de ferramentas do ArcGIS que irão ajudar você a garantir a qualidade dos dados de seu shapefile ou feature class. Uma é chamada “Check Geometry”, a outro é chamada de “Repair Geometry”
Onde encontrar: Data Management Tools > Features > Repair Geometry

A ferramenta de verificação de geometria irá verificar a geometria e em seguida, informar todos os problemas encontrados, com auto-intersecção por exemplo. 

A ajuda da ferramenta é bem escrita e vale a pena dar uma olhada. A ferramenta de reparação pode realmente corrigir muitos erros de geometria de seus dados. Os erros, infelizmente, não são sempre corrigidos da primeira vez que a ferramenta é rodada. Após corrigir, repita o processo para conferir se ainda existem mais problemas. 

–> Mais informações sobre a ferramenta repair geometry

RELACIONADO:
Gostou? Compartilhe

One Comment on “Boas Práticas GIS: Ferramentas de checagem e reparação de geometria.”

  1. Olá, acompanho quase que diariamente o site e acho muito útil os tutoriais disponibilizados. Gostaria de saber o seguinte:Atualmente o novo CAR de MT trabalha com a importação de arquivos shapefiles porém sem pontos repetidos (10cm de tolerância), ou seja, em um polígono não pode haver vertex repetido numa distancia minima de 10cm. Gostaria de saber se há alguma ferramenta para fazer essa retirada de vertex de forma automatica, pois atualmente eu uso as ferramentas "Feature Vertice to Point -> Find Identical -> Join". Isso me mostrará onde tem prováveis pontos duplicados e então excluirei manualmente, o que em polígonos maiores gera muitos pontos e demanda muito tempo.Se alguem souber de alguma ferramenta eu agradeçoAtt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *