XVI SBSR: Resumo do Terceiro Dia

O Terceiro dia do SBSR teve como tema as novas tendências em modelagem de ambientes terrestres.
Fonte: DPI INPE
Apesar de não mostrar muita novidade, esta sessão foi aberta pela palestra como sempre generalista e enfática do ex-diretor do INPE, Dr. Gilberto Câmara. Ele deu uma visão da modelagem dos sistemas tendo como ponto de vista o novo mundo sustentável buscado hoje. Alguns pontos que enfatizou foram a eterna busca pelo kappa perfeito, que ele chamou de Santo Graal, comparando os profissionais ao personagem cinematográfico Indiana Jones. Segundo ele, alguns paradigmas precisam ser quebrados, como esquecer questões como escala, mapas, legendas bonitas e falar apenas em Spatial Geodatabase, ou seja, bancos de dados espaciais. Devemos deixar os cartógrafos cuidar de mapas e o pessoal do sensoriamento remoto precisa focar no que realmente importa, nos dados, na base de informações pois ela é muito dinâmica, mostrando de terra agricultável, queimadas, etc para exemplificar.
Compôs a mesa uma economista do Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA) que falou sobre as metas globais em contraste com as confusas estratégias locais, especialmente no tocante as análises empíricas com uma modelagem em multi escala que combinam sistemas complexos tendo em mente um nível local bem como a análise econômica que é sempre de muita importância sobre o uso da terra. 
O último pesquisador a proferir sua palestra foi o Dr. Patrick Hostert da Humboldt University da Alemanha. Ele abordou o tema referente ao uso do sensoriamento remoto na modelagem das mudanças do uso do solo e as oportunidades e obstáculos enfrentados em propriedades na Europa e no Brasil, mostrando que é preciso um engajamento dos personagens responsáveis pelas mudanças no uso do solo local a fim de conseguir bons resultados nas análises.
Amanhã, quinta-feira, o último dia do SBSR terá como tema as “Inovações em Observação da Terra: Métodos de Medição Remotas Avançadas para o Futuro”. Onde esperamos que falem sobre o CBERS 3 já que hoje não houve qualquer menção.
Obrigado
Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.