ArcMap: Opções de Escala e como deixar a escala fixa enquanto digitaliza?

Opções da barra de Escala

Configurações de escala é uma região que poucos usuários mexem. Clicando na lista de escalas depois em “custon this list” você acessa as propriedades da barra de escala.

Nela você pode definir que formato pode visualizar a escala. Pode-se modificar para mostrar um formato mais fácil de mensurar mentalmente como: 1cm=145km.

Pode ainda clicar em editar e mudar o separador (:), mostrar ou ocultar o separador de milhar, mudar entre escala relativa e absoluta, etc.

Opções de escala que poucos conhecem

Fixando a escala para digitalizar

Quando estamos digitalizando uma imagem de satélite por exemplo, queremos geralmente obter dados em uma determinada escala – exemplo 1:5.000.
No ArcGIS, temos como fixar esta escala e temporariamente e desabilitar o zoom que alteraria esta escala, mantendo apenas a “pan” ativa:

Como fazer?

  • Clique com direito do mouse no(s) dataframe(s) presente na sua Table of Contents;
  • Aponte para Properties, depois vá na aba “Data Frame”;
  • Na caixa “Extent”, selecione “Fixed Scale”;
  • Logo abaixo mostrará uma caixa para que entre com a escala que deseja fixar;
  • entre com 1:5.000 por exemplo e clique OK.
Pronto, seu “Zoom” é desabilitado e você estará editando em escala fixa seu mapa. Para desafixar a escala, volte a mesma tela anterior e selecione “Automatic“. A Opção “Fixed Extent” desabilita o PAN, ou seja, sua visualização é travada no local que está visualizando atualmente, caso for útil, tente.

Espero que esta simples dica seja útil.

Gostou? Compartilhe

7 Comments on “ArcMap: Opções de Escala e como deixar a escala fixa enquanto digitaliza?”

  1. Ótima dica, mas agora por favor me esclareça uma coisa:
    A escala da caixa de ferramenta "Standard" não está mais visível, normalmente ela ficava ali entre "Redo" e "Add Data", como faço para aparecer de novo? Alguém sabe?

  2. oi! a formatação da minha escala alterou…e não consigo reformatar…
    antes apareceia assim “1:100.000” e agora aparece assim “1:100” e as vezes me confunde… além disso meu table of content não que fixar no lado esquerdo da tela… alguem ai sabe como resolver esses probleminhas? ja tentei muito…desde ja obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *