O X SenGef, confira o que rolou até agora !

Nosso repórter Edgar nos relata sobre os dois primeiros dias do SenGef direto de Curitiba, PR.
Se pudéssemos definir em uma palavra o evento até agora a palavra seria “LIDAR“. 


A maioria dos palestrantes falaram sobre Lidar, Scanner terrestre, até mesmo as palestras não especificas sobre esse assunto palestrantes falaram algo sobre isso.
A palestra do Sr. Nilton Luiz Venturi da KLABIN, falou sobre um projetos deles com dados LIDAR para atualização cartográfica e cadastral na empresa.
Ele falou sobre planejamento de implantação, determinar locação de talhões  alinhamento de plantio, determinar melhor localização das estradas e carreadores, caixas de contenção.
Planejamento de colheita – possível determinar sentido de corte, transporte,  também comentou sobre a facilidade de se fazer mapas de micro planejamento usando a tecnologia Lidar.
Na parte de colheita ele comentou também que tiveram grande redução de custos no que diz respeito ao tipo de equipamento utilizado, pois como para cada declividade do terreno é usado um tipo de equipamento e eles não tinham as informações de declividade com precisão, acabavam superestimando e pagando por um equipamento que não era necessário usar, etc.
Falou também o Doutor Robert Treuhaft do JPL/NASA. Falou sobre estrutura Fourier nas frequências de microondas Lidar para relacionar estrutura e biomassa florestal.
Em resumo só se fala em LIDAR, Scanner terrestre, usado para inventario, contagem de número de árvores  utilização para planejamento, enfim, LIDAR está a “todo vapor” e os custos finalmente estão caindo um pouco.
Muito bom o evento!

Gostou? Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *