Adicionar dados e serviços da Esri ao ArcMAP

Imagens de satélite Landsat podem ser usadas para a criação de mapas de uso da terra / cobertura do solo, mapeamento mudança urbana, detecção de mudanças florestais, e estudar uma variedade de outros fenômenos ambientais dentre outros. 
Vou mostrar como você utilizar as imagens Landsat no ArcMap para ver a mudança na paisagem, adicionando serviços de imagem compostas diretamente da internet para sua sessão do ArcMap além de usar novas funcionalidades temporais introduzidas no ArcGIS 10.
Passo a passo:
1) Criar conexão com servidor da Esri. Clique em adicionar layer, escolha Add Data>GIS Servers>Add ArcGIS Server;
2) Na janela, escolha, Add GIS Services, em url, digite: http://imagery.arcgisonline.com/arcgis/services . User e password deixe em branco. Prossiga;
Fonte: blog.esri.com
3) A Imagem ao lado esquerdo mostra. Você verá uma série de serviços de dados, incluindo Landsat GLS, LandsatGLSChange (NDVI, etc) e Utilities.
4) Explore todas as opções e veja o que tem disponível, basta arrastar os dados para a sessão do ArcMap para visualizar. A velocidade dependerá de sua conexão internet.
Fonte: help.arcgis.com
5) Há a opção de trabalhar com temporização destas imagens para visualizar as mudanças no tempo com a ferramenta Time slide window. É simples de configurar, adicione por exemplo um dataset de NDVI (1975-2000). Cliquei com o direto sobre a mesma, vá em properties. Na janela, vá na aa Time. Selecione Layer time como Acquisition Date e configure o restante. Após, clique no botão do ArcMap para ativar a Time Slide Window e dê o play.

Gostou? Compartilhe

2 Comments on “Adicionar dados e serviços da Esri ao ArcMAP”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *