China testa sensor RFID para detectar incêndios florestais

Na floresta chinesa de Qingyuan, ao sul da província de Guangdong, um sistema baseado em sensores sem fio ZigBee, instalados em postes e em árvores, pode detectar mudanças ambientais no ar e alertar os funcionários do parque em caso de incêndio. A solução é um piloto para previsão de riscos ambientais do sistema chamado Early Stage Wildfire Detection and Prediction Wireless Sensor Network, fornecido pela Insight Robotics Ltd., uma recém-criada empresa de Hong Kong, fundada por pesquisadores da Universidade de Hong Kong.

Cada tag RFID sem fio transmite dados de sensores a cada cinco minutos, juntamente com o seu próprio identificador exclusivo, para o próximo nó adjacente, e, finalmente, de volta para o servidor com o software da Insight Robotics. Se um tag é destruído pelo fogo, as outras tags passar a transmitir em torno desse nó perdido. Cada etiqueta é alimentada por uma bateria carregada por um painel solar montado em cada nó. Sensores embutidos de temperatura, gases, umidade e infravermelho realizam medidas regularmente. Os dados de umidade, armazenados pelo software Insight Robotics, podem ser usados para analisar o risco de incêndio.

Para testar o sistema, a equipe de silvicultura ateou fogo em um balde grande, localizado perto de um dos nós de cobertura de rede mesh, dentro da floresta. A tag emitiu um alerta de incêndio para o Centro de Controle de Incêndios de Qingyuan em três minutos, permitindo ao operador identificar a localização do fogo e liberar um veículo aéreo não tripulado para o local. O veículo aéreo tirou fotos infravermelhas e enviou para o servidor em tempo real, a fim de auxiliar o operador na decisão sobre a próxima ação.

[ + ] Leia mais em Português

(Agradecimento especial ao Dr. Honório Kanegae da IMA Florestal pela indicação de reportagem)

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *