Acessando Imagens do Google Earth no ArcGIS

Como você sabe, o ArcGIS permite utilizar os mapas bases da própria ESRI (O imagery basemap) e também os do Bing da Microsoft.

Frequentemente porém, muitos querem ou precisam utilizar as imagens do Google (Earth, Maps) em projetos, pois elas geralmente são atualizadas com mais frequencia que as dos concorrentes.

Quando utilizamos o QGIS, podemos fazer isto muito simplesmente utilizando o plugin openlayers (clique aqui para saber como).

Porém no ArcGIS, agora temos uma maneira de trazer as imagens do Google. Utilizando o PBS (Portable basemap Server). Trata-se de um aplicativo de código aberto que pode ser usado para acessar o serviço de mapas via conexão WMTS dentro do ArcGIS.

Passo a passo:

  1. Baixe deste link, descompacte o arquivo no local desejado do seu computador (Windows).
  2. Abra a pasta Portable Basemap Server e clique com o botão direito do mouse em PortableBasemapServer.exe e execute como administrador.

3. Selecione GoogleMapsImagery ou GoogleHybrid o outro desejado no menu suspenso Tipo de fonte de dados (data source type).

4. Clique em “Star New Service” se não rodar automaticamente; Copie o link WMTS gerado pelo servidor (Copy to clipboard). Este é o link para adicionar ao ArcGIS para acessar os dados.

PBS – Servidor de dados do Google Maps para uso como serviço WMTS ou REST

5. Não feche o serviço. Mantenha o servidor aberto sempre quando for usar. Pode minimizar.

6. No ArcGIS PRO, simplesmente clique em Add Data>Add Data from Path e cole o link gerado acima.

No ArcMAP 10.x e QGIS, adicione uma nova conexão WMTS e cole o link copiado anteriormente para criar o link de conexão.

7. Adicione os dados do servidor WMTS ao seu projeto para visualizar o serviço de Imagem do Google (ou o que tiver selecionado).

Problemas? Se as imagens eventualmente não aparecerem, clique com o direito do mouse e vá em propriedades do layer adicionado, na aba WMTS , mude o tiling scheme para “GoogleMapscompatible” e clique OK, conforme mostrado abaixo:

OBS: O procedimento acima funciona comprovadamente em 2016. Sabemos que no mundo do TI as coisas mudam rapidamente então não podemos garantir que vá funcionar quando você estiver lendo isto anos depois de 2016. Obrigado

Gostou? Compartilhe

7 Comments on “Acessando Imagens do Google Earth no ArcGIS”

  1. Conforme informações recebidas na página ArcGIS do Facebook, há um software chamado StitchMaps que faz o trabalho de juntar e exportar imagens do Google Earth em alta resolução para seus trabalhos. Tente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *